Qual time brasileiro mais vendeu jogadores para a Premier League?

4 minutos de leitura

A Premier League recebe mais jogadores brasileiros a cada ano, o que também aumenta a exportação de atletas que atuaram no Brasil para a Inglaterra.

Dos 44 jogadores que foram do Brasil direto para a Premier League, 24 se transferiram nos últimos 10 anos (mais que a metade), e 15 nos últimos cinco.

O Fluminense é o clube brasileiro que mais vendeu jogadores para a Premier League (8). Apenas os gêmeos Fábio e Rafael da Silva foram vendidos fora da última década. Ambos assinaram com o Manchester United em 2008, quando ainda eram jogadores das categorias de base do Fluzão.

Clubes ingleses que mais importaram jogadores do futebol brasileiro

Três dos cinco clubes que mais importaram jogadores do futebol brasileiro são de Londres:

  1. Chelsea e Arsenal: 8
  2. Manchester City: 5
  3. Manchester United e West Ham: 4

Curiosamente, três contratações do Chelsea ocorreram durante o mesmo ano (2023) e cinco nos últimos cinco anos. Apenas Oscar (2010), Lucas Piazón (2011) e Alex (2004) se transferiram para Stamford Bridge antes de 2019.

Já no caso do Arsenal, somente três contratações aconteceram nos últimos cinco anos: Gabriel Martinelli (2019), Pablo Marí (2020) e Marquinhos (2022).

O Manchester City, único clube fora de Londres no top 4, importou quatro jogadores do futebol brasileiro na última década, coincidindo com a ascensão financeira do clube: Gabriel Jesus e Douglas Luiz em 2017, Kayky e Yan Couto em 2020. Apenas Giovanni, contratado do Cruzeiro em 2007, foi para Manchester antes da última década.

Já Manchester United, que está empatado com West Ham, tendo importado quatro atletas do futebol brasileiro, sendo nenhum dentro dos últimos 10 anos. No caso dos Hammers, apenas a transferência de Bernardo Rosa, que foi comprado do Flamengo, ocorreu na última década.

Veja o gráfico:

Lista dos jogadores que saíram do Brasil direto para a Premier League

Infografia: Júlio César Cardoso

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.