A melhor fase de Tielemans no Leicester City

Belga vem tendo ótima temporada em 2020/2021

0
397
A melhor fase de Tielemans no Leicester City
Michael Regan/Getty Images

O Leicester vive mais um bom início de temporada na Premier League. Os Foxes estão em 3º lugar na competição com 32 pontos conquistados. O time de Brendan Rodgers está atrás somente de Liverpool e Manchester United, ambos com 33. O momento do time é excelente. E um dos responsáveis por mais um ano de bom desempenho do Leicester é o meio-campista Youri Tielemans.

A Premier League e o futebol mundial como um todo vive uma temporada atípica. Pré-temporada curta, pouco tempo de treinamento, jogos em sequência lesões e desgastes físicos.

Entretanto, o belga não só tem superado todos esses desafios, como também tem apresentado o seu melhor desempenho desde que chegou à Inglaterra na janela de inverno da temporada 2018/2019. Tielemans se transformou em um verdadeiro protagonista do Leicester City.

Leia mais: Patrick Bamford: a consolidação do atacante na PL

Já são dois anos de Leicester. Com mais tempo de casa, o atleta está cada vez mais a vontade. Além disso, Brendan Rodgers também está há quase dois anos no clube. E isso é um fator fundamental.

Ter um trabalho consolidado, uma ideia de jogo clara e com a manutenção dos principais jogadores dos últimos anos (Foxes só perderam Chilwell e Maguire como referências do elenco), ajuda a potencializar as características e o desempenho individual de um atleta profissional de elite. Ainda mais em uma das ligas mais exigentes do futebol mundial.

Tielemans vive esse cenário no Leicester. E a sua resposta dentro de campo tem sido cada vez mais positiva. Se os Foxes não possuem um craque mundial consolidado, a equipe tem o “luxo” de poder contar com jogadores de alto nível em quase todas as posições do elenco.

Michael Regan/Getty Images

Leia mais: A consolidação de Daniel Podence no Wolverhampton

A melhor versão de Youri Tielemans no Leicester

A atual temporada começou com o Leicester entre os primeiros colocados. No entanto, dificilmente os Foxes estariam nas primeiras posições se não contassem com as boas atuações e o poder de decisão de Vardy, Schmeichel, Maddison e Tielemans.

O belga vive o seu melhor momento na Inglaterra. O meio-campista é um jogador cada vez mais influente e participativo. De acordo com as estatísticas da Premier League, Tielemans é o sétimo jogador com mais toques na bola em 2020/2021. Ao todo são 1.373 em 17 partidas, o que dá uma média de 80.8 toques por jogo.

A estatística só evidencia uma de suas características de jogo. Tielemans é um dos principais responsáveis pelo momento de transição ofensiva do Leicester.

Os Foxes têm como formação um 4-2-3-1. O camisa 8 joga ao lado de Ndidi na primeira linha de meio-campo. O belga é um jogador de muita mobilidade e que sempre dá apoio na construção ofensiva. Tielemans é o décimo jogador com mais passes na atual edição da Premier League com 1.097.

Julian Finney/Getty Images

O meio-campista é um atleta que tem como característica trabalhar com passes curtos. Com a bola em seus domínios, o jogador tenta sempre verticalizar o jogo para quebrar linhas de marcação e fazer passes de ruptura para deixar os companheiros em boas condições para definir as jogadas.

Leia mais: O início impressionante de Wesley Fofana no Leicester City

Além disso, pode buscar a bola entre os zagueiros e proporcionar situações de saída em três, atuar em faixas mais avançadas dando apoio aos laterais e fazer conexões curtas no centro do campo com o inglês James Maddison.

O belga não é um jogador de conduções. Apesar de ter um bom controle de bola, Tielemans é muito eficiente fazendo pausas e acelerando o jogo nos momentos certos. É um atleta que consegue interpretar bem os momentos exatos e o que a situação pede.

Neste exemplo, fica bem claro o seu comportamento de pausa e aceleração. Tielemans faz a combinação curta com Castagne e depois acelera na hora exata com um passe de ruptura entre a defesa do Manchester City. Muita inteligência e boa tomada de decisão para executar a jogada da melhor maneira possível.

Infiltrações no último terço e aumento no número de gols

Tielemans não se destaca apenas na organização e construção ofensiva do Leicester. Nesta temporada, o belga tem sido cada vez mais decisivo com gols. Já são quatro tentos marcados em 17 jogos na Premier League. Em 2019/2020, o belga fez três gols em 37 partidas.

Por ter uma boa leitura e ocupação de espaços, o meio-campista consegue se posicionar bem para ocupar zonas de finalização. Um exemplo claro disso é o gol marcado diante do Leeds fora de casa, na goleada do Leicester por 4 a 1. Tielemans acompanha toda a jogada e pega o rebote de Vardy.

No último jogo dos Foxes, contra o Newcastle, o camisa 8 também anota um belíssimo gol na entrada da área após se conectar com Maddison no meio-campo e ocupar a lacuna “deixada” pelo inglês. Muita capacidade de realizar infiltrações em espaços vazios e produzir com chutes de média/longa distância.

Leia mais: O Manchester United pode jogar sempre com um losango no meio-campo?

Fundamental em fase ofensiva, mas importante no momento sem bola.

Diferentemente de seu companheiro de meio-campo Ndidi, Tielemans não é um jogador de imposição física e duelos individuais. O belga é um jogador que ajuda o sistema defensivo com um boa cobertura e bom posicionamento. Na atual temporada, o Leicester se comportou de inúmeras formas em fase defensiva, como por exemplo, em um 4-2-3-1, 5-4-1 e 5-3-2.

Com uma boa postura defensiva, Tielemans tem o papel de cortar linhas de passes e cobrir bem o setor. Impede o espaço entrelinhas e pressiona quando o adversário cai em seu lado. Além disso, em situações de blocos altos dos Foxes, o belga realiza encaixes individuais e limita as opções na saída de bola do oponente.

Michael Regan/POOL/AFP via Getty Images

Com apenas 23 anos, Tielemans mostra muito recurso para atuar em uma das principais ligas do mundo. Não é simples ser um protagonista de um dos times mais competitivos da Premier League nos últimos anos. O Leicester ganha e muito por ter um dos melhores meio-campistas da competição em seu plantel.

Acompanhe a PL Brasil no YouTube!

  • ESQUADRÕES IMORTAIS | LEICESTER 2015/16