Thomas Tuchel: o homem das finais

Thomas Tuchel: o homem das finais
Foto Destaque: Divulgação/Twitter/ChelseaFc

A saber, o Chelsea conquistou seu primeiro título do Mundial de Clubes da FIFA. Dessa forma, os ingleses superaram os campeões sul-americanos que foram representados pelo Palmeiras. A equipe londrina precisou de 120 minutos para conquistar o troféu. Além disso, o brasileiro Thiago Silva foi eleito o melhor jogador do torneio.

THOMAS TUCHEL E SEU ESPIRÍTO VENCEDOR

Contratado no meio da temporada de 2020/21, o técnico alemão Thomas Tuchel assumiu o elenco do time do Chelsea. Dessa forma, o alemão chegou sem muita unanimidade, visto que não conseguiu alcançar os objetivos esperados no PSG.

Além disso, o clube havia investido uma enorme quantia em dois jogadores: Timo Werner e Kai Havertz.

Com um bom elenco, o técnico se deparou com o seguinte cenário:

Poucas chances na Premier League;
Time já eliminado na Copa da Liga Inglesa;
Classificado nas oitavas da Champions League;
Nas fases finais da FA Cup.

Sendo assim, com um cenário desafiador, o técnico alemão conseguiu dar uma consistência defensiva ao time, embora tenha sofrido uma goleada para o West Brom por 5 x 2 no início da trajetória e conquistou vitórias e classificações importantes.

Dessa forma, o técnico conseguiu levar o time a final de duas competições: Copa da Inglaterra e Liga dos Campeões. Contudo, o clube sofreu uma derrota para o Leicester City e acabou com vice campeonato. Em contrapartida, na competição continental, o clube conseguiu vencer o poderoso Manchester City de Pep Guardiola e faturou seu bicampeonato.

Aliás, vale ressaltar que o Thomas Tuchel venceu o técnico espanhol em três oportunidades:

  • Premier League, quando os Citizens poderiam se sagrar campeões com uma vitória;
  • Semifinal da FA Cup;
  • E claro, na importantíssima final da UEFA Champions League.

PELA PRIMEIRA VEZ!

Além de fazer história conquistando a Liga dos Campeões, Tuchel conseguiu algo que nenhum treinador atingiu no comando dos Blues. Assim, com a vitória por 2 x 1 em cima do Palmeiras, o alemão ajudou o Chelsea a conquistar pela primeira vez o Mundial de Clubes, em sua segunda participação no torneio.

Por fim, o Chelsea com a conquista, assegurou todos os títulos possíveis que disputou neste século.

Em suma, Thomas Tuchel tem contrato com o Chelsea até junho de 2024.