Thiago Silva no Chelsea: acerto em todos os quesitos

Brasileiro chega aos Blues para tentar arrumar defesa da equipe de Frank Lampard

Thiago Silva no Chelsea: acerto em todos os quesitos
FRANCK FIFE/AFP via Getty Images

A Premier League ganhou mais um baita reforço para esta temporada. Isso porque o zagueiro brasileiro Thiago Silva assinou com o Chelsea por um ano, com a possibilidade de renovação por mais uma temporada. Experiente, vencedor e de um nível técnico incontestável, o defensor chega para tentar arrumar um setor problemático.

Em entrevista ao site oficial do Chelsea, Thiago Silva mostrou empolgação para a temporada. “Estou muito feliz por me juntar ao Chelsea. Estou encantado por ser uma parte do elenco de Frank Lampard para a próxima temporada e estou aqui para brigar por conquistas. Vejo vocês em breve, torcedores do Chelsea, estou ansioso por jogar logo no Stamford Bridge“, disse o zagueiro.

Leia mais: Defender é preciso: defesa do Chelsea precisa melhorar para time subir de patamar

Tecnicamente em alto nível

A carreira de Thiago Silva demonstra que ele é um excelente zagueiro tecnicamente. Seja atuando pelo Fluminense, Milan, PSG ou Seleção Brasileira, o defensor manteve um grande nível técnico. E é nisso que o Chelsea aposta quando traz o brasileiro para reforçar sua zaga, mesmo que já esteja com 35 anos.

Claro que a Premier League tem suas peculiaridades e Thiago Silva deve perceber isso quando estiver atuando pelo Chelsea. No entanto, a qualidade do jogador tem tudo para se sobressair diante das dificuldades. Isso porque ele é um defensor completo: bom posicionamento, sabe sair jogando, competente na bola área e também nos desarmes e nas interceptações.

Portanto, por mais que a Premier League seja mais intensa, Thiago Silva deve se adaptar sem grandes sustos, pois possui muita qualidade. Seu nível técnico levanta uma questão: em qual time do mundo o brasileiro não seria titular?

Leia mais: 7 jogadores da Ligue 1 que caberiam na Premier League

Liderança

O choro de Thiago Silva nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2014 criou uma imagem ruim do defensor no aspecto liderança, já que ele era o capitão da Seleção Brasileira e, na visão de muitos, não teve uma postura compatível naquele momento. Porém, é importante diferenciar cada fase da carreira do jogador.

Thiago Silva sempre teve postura de líder, mesmo quando não estava com a faixa de capitão. O choro é um episódio que marca a carreira do defensor até hoje, mas é importante não ignorar tudo que ele já teve sendo o comandante das equipes por onde passou. No PSG, inclusive, carregava a faixa de forma indiscutível.

Logo, mesmo que não seja o capitão do Chelsea, Thiago Silva é um reforço que vai oferecer liderança aos Blues. Não apenas no aspecto moral, mas também em posturas dentro de campo, orientações e muito mais. Sem contar que, em um time com tantos garotos, é de extrema importância uma figura assim.

Leia mais: Tino Anjorin: quem é uma das maiores promessas do Chelsea?

Mentalidade vencedora

Em um Chelsea que busca voltar a a briga por títulos de forma concreta, imagine a importância de um jogador extremamente vencedor como Thiago Silva. É um reforço que deve ajudar e muito os Blues neste processo: restaurar a mentalidade vencedora do time, algo tão necessário no futebol.

Mentalidade vencedora que é fundamental para o time seguir buscando os objetivos, mesmo quando o momento não ajuda. E Thiago Silva sabe muito bem disso porque já viveu essa experiência nos outros clubes. Portanto, ele chega com essa missão de ajudar o Chelsea a voltar para esse ‘status' de clube com mentalidade forte.

Em um time com garotos que têm muito potencial e muitos já são usados de forma frequente no time titular, a ajuda de Thiago Silva no aspecto de mentalidade também é muito importante para o Chelsea.

Thiago Silva e o Chelsea é um casamento que tem tudo para dar certo. O zagueiro tem potencial para fazer história não só no clube azul, mas também na Premier League.

Acompanhe a PL Brasil no YouTube! 

  • FANTASY: O CARTOLA FC DA PREMIER LEAGUE?