Thiago Piraju, jogador brasileiro, fala sobre a vida na Itália

3 minutos de leitura

Nesta quarta-feira (11), o jogador brasileiro Thiago Piraju, ou Thiago Moio Pace, concedeu entrevista à Premier League Brasil. O atleta de 34 anos tem passagens por clubes do Brasil, mas hoje joga na Itália. Veja alguns lances dele nessa temporada:

O meia falou um pouco da sua trajetória, também da adaptação ao futebol europeu. Ele falou também de sua vida na Itália e de quais serão os próximos passos da carreira. Confira como foi a entrevista do brasileiro, que já tem cinco anos de Itália e hoje tem dupla nacionalidade.

Entrevista com Ítalo-brasileiro Thiago Moio Pace

Thiago fala da trajetória na carreira

O jogador brasileiro está hoje no Luogosanto da Itália, mas teve seu início no futebol brasileiro, no Guaçuano. Depois passou pela Ásia e chegou na Itália há quatro temporadas:

“Meu primeiro contrato profissional foi no Guaçuano, passei por clubes do futebol brasileiro, Laos e Tailândia até chegar à Itália em 2019/20.”

A adaptação do brasileiro ao futebol italiano

Após contar sua trajetória entre Brasil, países da Ásia e Itália, o jogador falou também como se adaptou ao futebol italiano no começo e como está hoje. O começo na Europa não foi fácil, mas hoje já está adaptado ao estilo do futebol italiano, disse Thiago:

“Hoje em dia já estou adaptado com o futebol e com o país, mas no começo foi um pouco difícil dentro de campo, pois a Itália tem um futebol muito tático e aprender os movimentos foi um pouco difícil”

Thiago ainda complementou falando dos treinadores que teve e como contribuíram para sua adaptação, além, é claro, da sua dedicação aos treinamentos.

“Acredito que todos os treinadores contribuíram um pouco com a minha adaptação, cada um do seu jeito e método de trabalhar, mas teve também a minha parte que foi sempre me dedicar e prestar muita atenção para aprender e me adaptar”

Thiago Moio Pace conta sobre o Luogosanto

Na temporada 2022/23, o jogador brasileiro está defendendo a camisa do Luogosanto, time da cidade de mesmo nome. Thiago falou um pouco sobre o clube e também da cidade. A estrutura do clube fica por conta da prefeitura da cidade, que está desenvolvendo gradualmente. Para o brasileiro, o time tem o suficiente para a preparação:

a prefeitura da cidade refez o campo de gramado sintético, estão fechando um acordo para ter os aparelhos de academia no campo. Já fizeram a estrutura aonde será a academia, mas o que temos hoje já é o suficiente para nós prepararmos para as competições.

Thiago Moio Pace também falou sobre a pequena cidade de Luogosanto, que tem apenas 1800 habitantes. Ele afirmou que se sente em casa, com um povo hospitaleiro e que o recebeu muito bem.

Como é o Thiago Moio Pace em campo?

Thiago falou sobre o clube que está hoje e, logo depois, falou sobre o jogador Thiago, como atua e quais suas preferências em campo. O brasileiro atua como meio-campo e gosta da construção de jogadas:

me colocaram na frente da defesa para iniciar a construção de trás, me sinto bem à vontade nessa posição.

Ele ainda complementou que o treinador costuma dar liberdade para subir ao ataque e ser opção para os companheiros, quando está sem a bola.

O Ítalo-brasileiro tem um bom passe, gosta de deixar os companheiros na cara do gol, mas na hora de decidir entre um gol, ou uma assistência, nem titubeou: um gol, com certeza – disse. Thiago tem intimidade também com a bola parada e falou que treina muito esse tipo de lance, já fez até um gol na temporada passada; veja:

Sim, fiz um gol com a camisa do Monastir, no Luogosanto ainda não, acredito que daqui a alguns jogos já sai. Gosto muito (de cobrar faltas), tenho treinado bastante esse fundamento de bola parada, pois é o que decide jogo.

Expectativas para a temporada e próximos passos na carreira

Por último, Thiago Moio Pace falou sobre quais as expectativas para o restante da temporada. O brasileiro ainda falou sobre a sequência da carreira. Segundo disse o jogador, a expectativa dele e do clube é de conseguir o acesso à divisão superior, mas sabe que no momento é difícil, o Luogosanto está em 7º, faltando 13 jogos para o fim do campeonato.

As nossas expectativas (minha e do clube) é fazer um bom campeonato e subir, faltam treze jogos para encerrar a temporada, é difícil, mas estamos na briga ainda.

Sobre a carreira, Thiago não descartou a volta ao solo brasileiro. Ele pretende encerrar a temporada pelo clube italiano, mas deixou o futuro em aberto sobre o Brasil.

Quando acabar a temporada em abril, volto para o Brasil e vejo se me aparece alguma coisa boa. De repente, fico no Brasil nesses últimos anos e encerro a carreira.

Essa foi a entrevista de Thiago Piraju à Premier League Brasil. O brasileiro nos falou um pouco da vida na Itália e disse que pode voltar ao Brasil para encerrar a carreira por aqui. Desejamos sorte ao jogador na sequência, que tenha sucesso pelo Luogosanto.

Henrique Duarte
Henrique Duarte

Meu nome é Henrique Duarte e, antes de qualquer coisa, um apaixonado por futebol e por tudo que o cerca. A paixão pelo esporte vem desde pequeno, quando a gente sonha em ser um jogador, mas depois ela foi crescendo e também mudando, até chegar ao jornalismo. Estou aqui para demonstrar em palavras um pouco de como o futebol pode ser incrível na vida de todos.