Thiago – Mercado da Bola, Transferências, Rumores e Estatísticas

0
225
Thiago
Foto: Divulgação/Liverpool

Thiago Alcântara do Nascimento mais conhecido como Thiago Alcântara ou simplesmente Thiago, é um meio-campista espanhol que atua pelo Liverpool, da Premier League. Ademais, é nascido na Itália, em San Pietro Vernotico, na época em que seu pai atuava pelo Lecce. Logo, também tem nacionalidade brasileira, por ser filho do ex-meia Mazinho, campeão da Copa do Mundo, em 1994. Teve passagens pela base do Flamengo, antes de se tornar profissional pelo Barcelona.

Thiago – Início de carreira

Primeiramente, antes mesmo de subir aos profissionais, já havia migrado no mercado da bola. Iniciou sua vida no futebol em modestos clubes espanhóis, como Priegue CF FC Kelme. Posteriormente, teve sua maior passagem em um clube de base quando ficou quatro anos na Gávea, bairro do Rio de Janeiro, pelo Flamengo. Por fim, com 14 anos, viajou à Espanha para jogar pelo Barcelona, onde se profissionalizou.

Trajetória, conquistas e highlights de Thiago

Assim, no clube catalão, estreou em 2009 e passou a ser utilizado regularmente em 2010/11. Dessa forma, balançou as redes pela primeira vez em 20 de fevereiro de 2010, contra o Racing Santander.

Finalizou a temporada com 17 jogos, três gols e três assistências. Com o fim da temporada, teve seu contrato renovado por mais quatro anos, com uma multa rescisória de 90 milhões de euros. Em 2011 foi eleito o melhor jogador de um torneio amistoso, no qual terminou como artilheiro com três gols marcados.

Na Espanha, venceu dois Campeonatos Espanhóis, duas Supercopas da Espanha, uma Champions League, uma Supercopa Europeia, um Mundial de Clubes e uma Copa do Rei, o que acendia o mercado de transferências por rumores de sua saída, o que movimentaria uma boa grana para o Barça no mercado da bola.

Transferências e Mercado da Bola de Thiago

Em 2013, com o mercado de transferências agitado e muitos rumores, o Bayern de Munique comprou seus direitos pela bagatela de 25 milhões de euros. Após o fechamento do mercado da bola, se consagrou na equipe usando a camisa 6 e venceu diversos títulos. Dessa forma, venceu sete vezes a Bundesliga, quatro vezes a Copa da Alemanha, duas vezes a Supercopa da Alemanha, uma vez a Champions e o Mundial de Clubes.

Em 2020, após uma ótima temporada, surgiram rumores de sua saíra e o mercado de transferências novamente o chamou. Assim, o clube bávaro negociou Thiago com o Liverpool, da Inglaterra. Para ter o meia, os Reds desembolsaram 22 milhões de euros. O camisa 6 tem contrato com o time inglês até 30 de junho de 2024, sendo uma das mais faladas contratações do mercado da bola.

O meia fez história logo na estreia, na vitória em 2 x 0 contra o Chelsea. Dessa forma, completou 75 passes em apenas 45 minutos, o que nenhum outro jogador havia conseguido alcançar em toda a história.

Seleção Espanhola

Pela equipe nacional, o meia estreou em 2011, contra a Itália. Em 2014, foi cortado da Copa do Mundo, por conta de uma lesão no joelho. A saber, Thiago utiliza a camisa 10 na Seleção Espanhola. Por fim, disputou a Eurocopa 2016 e 2020 e a Copa do Mundo, de 2018.