O que aconteceu com Thiago Alcântara no Liverpool?

10 minutos de leitura

Thiago Alcântara mal foi visto em campo pelo Liverpool na última temporada. Apenas um único jogo com a camisa dos Reds, totalizando míseros cinco minutos. O que aconteceu com o brasileiro naturalizado espanhol que deixou o Liverpool e está livre no mercado?

Thiago é daqueles jogadores que encantam com uma criatividade impressionante para encontrar espaços para passe ou arremate. Mas os recorrentes problemas com lesões arruinaram seu jogo.

Jogos de Thiago Alcântara por temporada:

  • 2023/24 – 1 jogo
  • 2022/23 – 28 jogos
  • 2021/22 – 39 jogos

O técnico Jürgen Klopp descreveu os problemas com o jogador como “irritantes”, algo que é compartilhado pelo próprio atleta, que quer contribuir mais para o time naquela que pode ser sua última temporada em Anfield.

Houve um raro período de estabilidade de Thiago entre o terço final da temporada 2021/22 e o início de 2023, em que o meia perdeu apenas alguns jogos por um problema no tendão da coxa, mas a lesão no quadril foi como uma bomba na durabilidade do jogador.

Ele perdeu a maior parte de fevereiro e março, antes de voltar à forma em abril na temporada anterior. Semanas depois acabou se complicando com nova lesão. Naquela altura, o Liverpool já estava fora da Champions League e da Copa da Inglaterra. Além disso, a busca por uma vaga entre os quatro primeiros colocados estava cada vez mais difícil.

Klopp conversa com Thiago em jogo do Liverpool - Foto: Icon Sports
Klopp conversa com Thiago em jogo do Liverpool – Foto: Icon Sports

Alternativas a Thiago no Liverpool

Sem Thiago, Klopp decidiu por experimentar Trent Alexander-Arnold no meio de campo. Depois, deu a oportunidade para Curtis Jones, que também foi bem jogando na posição. Mas não teve jeito, o Liverpool precisou buscar quatro novos meio-campistas na última janela de transferências — Alexis Mac Allister, Dominik Szoboszlai, Ryan Gravenberch e Wataru Endo. Portanto, mesmo em forma, o brasileiro naturalizado espanhol teria que conquistar uma vaga no time titular em meio à forte concorrência.

No entanto, Thiago teve o seu valor para a comissão técnica do Liverpool. Sua capacidade de criar jogadas da defesa é única, embora Mac Allister dê amostras de que também pode, do seu jeito, fazer o mesmo. Mas o hispano-brasileiro nascido na Itália poderia ter ajudado com o seu brilhantismo técnico e controle de jogo no empate com o Luton Town pela Premier League ou na derrota para o Toulouse na Europa League.

— Sentimos falta do Thiago, sentimos muita falta dele. Já imaginou o nosso meio-campo, os nossos novos jogadores de que todo mundo fala, aí você tem o Thiago no meio também? Guiando os outros, a experiência, a maneira como ele passa, como ele se move. Tudo — disse o assistente técnico do Liverpool, Pep Lijnders.

A forma física de Thiago também se tornou uma espécie de dúvida entre os torcedores, muitos dos quais reconhecem sua qualidade, mas perderam a esperança de que ele estivesse à disposição a longo prazo.

Embora Thiago muitas vezes passe algum tempo no vestiário antes dos jogos, tem sido um período solitário e de testes. Ele chegou como uma contratação de peso em setembro de 2020, após anos de sucesso no Barcelona e Bayern de Munique, vencendo a Champions League com os dois clubes.

Mas no Liverpool só venceu competições menores do Reino UnidoCopa da Inglaterra e Copa da Liga Inglesa de 2021/22, além da Supercopa da Inglaterra de 2022. Ele estava em campo na derrota dos Reds para o Real Madrid na final da Liga dos Campeões de 2021/22.

Extracampo

De acordo com o site britânico “The Athletic”, outros membros do time fizeram o possível para mantê-lo motivado com conversas no centro de treinamento e envio de mensagens de texto regulares.

Longe do futebol, Thiago comemorou em dezembro de 2023 o nascimento do terceiro filho. Ele está otimista em relação ao futuro e espera ainda desempenhar um papel na busca do Liverpool por grandes troféus.

A imprensa britânica noticiou que Thiago recusou algumas investidas da Arábia Saudita na última janela, tendo decidido por encerrar a temporada em Anfield. Mas, restando apenas seis meses de contrato, uma mudança de ares para o jogador no meio do ano que vem é o mais provável.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.