Thiago Alcântara no Liverpool: o toque de magia necessário aos Reds

Contratação chega para qualificar mais o meio-campo do atual campeão inglês

thiago liverpool
Credit Liverpool FC

Após longas semanas de especulação, finalmente, a negociação está concretizada: Thiago Alcântara chega ao Liverpool. Ele vestirá o número 6 dos Reds. Desse modo, a PL Brasil irá analisar de que forma a contratação pode ser impactante tanto para o clube quanto para o jogador.

As possibilidades técnicas e táticas de Thiago no Liverpool

Na última temporada, o Liverpool foi campeão absoluto da Premier League. Mesmo com uma campanha avassaladora, o time de Jurgen Klopp enfrentou sérias dificuldades em determinados jogos, sobretudo, contra defesas muito fechadas.

Portanto, a contratação de Thiago Alcântara é um movimento mais do que necessário para o Liverpool no mercado. Tendo em vista que acrescenta ao elenco de Jurgen Klopp uma característica singular em comparação às outras opções para o setor.

Desse modo, Thiago soma ao Liverpool uma capacidade diferenciada de iniciar jogadas no campo de defesa ao sair da marcação-pressão, tanto com passes verticais quanto com dribles em progressão capazes de quebrar as linhas das defesas adversárias. Além disso, o jogador pode ser peça fundamental com inversões de jogo para os dois laterais e passes para as infiltrações de Mané, Salah e Firmino.

Revolução de Jürgen Klopp no Liverpool

 

Leia mais: Wijnaldum: o silencioso pilar do Liverpool de Jurgen Klopp

Nesse sentido, o Liverpool ganha um jogador capaz de atuar nas três posições do meio campo. Tendo em vista, que na última temporada, Thiago atuava como primeiro volante sendo o iniciador das jogadas no Bayern campeão europeu. Por outro lado, na seleção espanhola, o meia atua pela meia esquerda, com liberdade tanto para auxiliar na saída de bola, quanto para chegar até a área e finalizar.

Portanto, trata-se de um jogador capaz de controlar todos os aspectos do meio-campo e, consequentemente, alternar o ritmo da equipe de acordo com o necessário para cada situação.

É importante destacar outro fator crucial na análise sobre Thiago Alcântara: na última temporada, o meio-campista teve um aproveitamento de 67% dos desarmes tentados na Bundesliga. Desse modo, o espanhol conseguiu um número superior aos outros três titulares do Liverpool na temporada 2019/2020 (Fabinho: 60%; Henderson: 66% e Wijnaldum: 56%).

Leia mais: Guia da Premier League – Liverpool 2019/2020

As dúvidas acerca de Thiago na Premier League

thiago liverpool
Credit Liverpool FC

Se por um lado a qualidade técnica e inteligência tática são preponderantes, existem algumas dúvidas acerca da capacidade física de Thiago. Sobretudo por conta das lesões na virilha, que na última temporada o deixaram fora de sete jogos da Bundesliga.

Além disso, com relação as dificuldades de se adaptar ao nível de intensidade do Liverpool, espera-se uma adaptação gradual de Thiago com o passar dos jogos. Por outro lado, esse processo pode ser acelerado devido ao nível da Bundesliga, que naturalmente exige bastante fisicamente dos meio-campistas.

Desse modo, a união entre Thiago e Klopp pode fazer um jogador tecnicamente diferenciado evoluir, principalmente, em intensidade e consistência de jogo. Nesse sentido, a chegada de Thiago pode representar a ferramenta perfeita para uma evolução necessária a um estilo de jogo consolidado que carece de evolução.

Portanto, há uma expectativa enorme de que esse acerto seja crucial para o sucesso do time de Jurgen Klopp na temporada que se inicia. Do mesmo modo, trabalhar com Klopp é uma oportunidade única para um dos melhores meio-campistas do mundo, que almeja evoluir e fazer história usando a camisa dos Reds.