Jornal aponta joias de Palmeiras e Fluminense entre 60 maiores promessas do mundo

Quatro jovens jogadores brasileiros foram citados entre as 60 maiores promessas do futebol mundial. O jornal “The Guardian” listou três atletas do Palmeiras e uma joia do Fluminense na relação dos melhores atletas nascidos em 2006. Motivos para isso não faltaram.

O “The Guardian” já é tradicional na relação de promessas do futebol. Desde 2018, anualmente, o jornal traz listas de prospectos de joias do mundo da bola. Na versão divulgada nesta quarta-feira (11), os brasileiros Endrick, Luís Guilherme e Vitor Reis, do Palmeiras, e Kauã Elias, do Fluminense, foram citados.

Endrick – Palmeiras

Já vendido ao Real Madrid por cerca de R$ 400 milhões, Endrick não poderia ser ausência na lista. Desde a base, o atacante tem números impressionantes, como destacado pelo jornal.

— Além de vencer todas as competições possíveis nas categorias de base, com 86 gols em 121 partidas, o centroavante Endrick também é o jogador mais jovem a estrear pelo Palmeiras e a marcar um gol no Campeonato Brasileiro no formato atual —, destacou o “The Guardian”.

A tendência é que Endrick siga os passos dos compatriotas Vinicius Junior e Rodrygo no Real Madrid. A dupla também chegou ao gigante espanhol ainda muito jovem, venceu dificuldades e conseguiu chegar ao protagonismo dentro do time merengue.

Endrick Palmeiras Real Madrid
Endrick pelo Palmeiras (Foto: Icon Sport)

Luis Guilherme – Palmeiras

Depois de Endrick, o meia-atacante é tido como a principal promessa da base palmeirense. Luís Guilherme passou a ganhar mais espaço no time de Abel Ferreira na atual temporada. Foram 23 jogos em 2023, apesar da falta de gols. O refino técnico do jogador é o que mais chama a atenção. Há quem diga que ele pode até mesmo superar o atacante já comprado pelo Real Madrid.

O futebol é um esporte simples para Luís Guilherme. Meio-campista com técnica apurada, velocidade e excelente finalização, ganha cada dia mais admiradores (…) Alguns até acreditam que ele terá um futuro ainda melhor do que Endrick —, avaliou.

Luis Guilherme Palmeiras
Luis Guilherme em ação pelo Palmeiras (Foto: Icon Sport)

Vitor Reis – Palmeiras

Nascido em 2006, o zagueiro ainda não estreou no time profissional do Palmeiras, mas acumula grandes campanhas nas categorias de base do Verdão e do Brasil. Vitor Reis se espelha em Marquinhos, do PSG, estuda os movimentos do ídolo e tem características fundamentais para defensores do futebol atual.

— Jogador rápido, equilibrado e com excelente posicionamento, é o zagueiro destaque de sua geração —, pontuou.

Kauã Elias – Fluminense

Uh, vem que tem, é o moleque de Xerém! Dono de uma das principais bases do Brasil, o Fluminense aposta muitas fichas em Kauã Elias. Não é para menos. Afinal, o jovem de 17 anos impressiona pela força, qualidade técnica e facilidade em fazer gols. Afinal, ninguém é comparado a Adriano imperador à toa.

— Elias tem todas as qualidades que um centroavante precisa. Ele é rápido, forte e tem grande capacidade de finalizar com apenas um toque. Ele foi a estrela da seleção brasileira que conquistou o Campeonato Sul-Americano Sub-17, no Equador, e é titular certo na Copa do Mundo dessa faixa etária, na Indonésia. Sua força em proteger a bola e ser capaz de carregá-la para o campo, ignorando os zagueiros, levou a comparações com o ex-atacante da Internazionale Adriano —, ressaltou.

Kauã Elias
Kauã Elias e promessas do Palmeiras entraram em lista de joias do futebol mundial (Foto: Leonardo Brasil/Fluminense)

Outras promessas brasileiras listadas pelo The Guardian ao longo dos anos

Essa foi o novo ano que o jornal inglês divulgou uma relação com as principais promessas do momento no mundo do futebol. Desde 2014, o “The Guardan” mostram quem pode dominar o futebol em um futuro próximo.

  • 2014: Malcom (Corinthians) e Gerson (Fluminense)
  • 2015: Evander (Vasco), Lincoln (Grêmio) e Matheus Pereira (Corinthians)
  • 2016: Luiz Fernando (Figueirense), Fabrício Oya (Corinthians) e Nicolas Bernardo (Santos)
  • 2017: Lincoln (Flamengo), Paulinho (Vasco) e Vinicius Junior (Flamengo)
  • 2018: Ed Carlos (São Paulo), Rodrygo (Santos) e Luan Cândido (Palmeiras)
  • 2019: Yan Couto (Coritiba), Reinier (Flamengo) e Talles Magno (Vasco)
  • 2020: Metinho (Fluminense) e Bruno Gonçalves (Red Bull Bragantino)
  • 2021: Ângelo (Santos), Matheus Nascimento (Botafogo), Savinho (Atlético-MG) e Vinicius Tobias (Internacional)
  • 2022: Vitor Roque (Athletico-PR), Deivid Washington (Santos) e Matheus Gonçalves (Flamengo)
Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.