Quatro jovens jogadores brasileiros foram citados entre as 60 maiores promessas do futebol mundial. O jornal “The Guardian” listou três atletas do Palmeiras e uma joia do Fluminense na relação dos melhores atletas nascidos em 2006. Motivos para isso não faltaram.
O “The Guardian” já é tradicional na relação de promessas do futebol. Desde 2018, anualmente, o jornal traz listas de prospectos de joias do mundo da bola. Na versão divulgada nesta quarta-feira (11), os brasileiros Endrick, Luís Guilherme e Vitor Reis, do Palmeiras, e Kauã Elias, do Fluminense, foram citados.
Endrick – Palmeiras
Já vendido ao Real Madrid por cerca de R$ 400 milhões, Endrick não poderia ser ausência na lista. Desde a base, o atacante tem números impressionantes, como destacado pelo jornal.
— Além de vencer todas as competições possíveis nas categorias de base, com 86 gols em 121 partidas, o centroavante Endrick também é o jogador mais jovem a estrear pelo Palmeiras e a marcar um gol no Campeonato Brasileiro no formato atual —, destacou o “The Guardian”.
A tendência é que Endrick siga os passos dos compatriotas Vinicius Junior e Rodrygo no Real Madrid. A dupla também chegou ao gigante espanhol ainda muito jovem, venceu dificuldades e conseguiu chegar ao protagonismo dentro do time merengue.
Luis Guilherme – Palmeiras
Depois de Endrick, o meia-atacante é tido como a principal promessa da base palmeirense. Luís Guilherme passou a ganhar mais espaço no time de Abel Ferreira na atual temporada. Foram 23 jogos em 2023, apesar da falta de gols. O refino técnico do jogador é o que mais chama a atenção. Há quem diga que ele pode até mesmo superar o atacante já comprado pelo Real Madrid.
—O futebol é um esporte simples para Luís Guilherme. Meio-campista com técnica apurada, velocidade e excelente finalização, ganha cada dia mais admiradores (…) Alguns até acreditam que ele terá um futuro ainda melhor do que Endrick —, avaliou.
Vitor Reis – Palmeiras
Nascido em 2006, o zagueiro ainda não estreou no time profissional do Palmeiras, mas acumula grandes campanhas nas categorias de base do Verdão e do Brasil. Vitor Reis se espelha em Marquinhos, do PSG, estuda os movimentos do ídolo e tem características fundamentais para defensores do futebol atual.
— Jogador rápido, equilibrado e com excelente posicionamento, é o zagueiro destaque de sua geração —, pontuou.
Bom dia com #CriasDaAcademia campeãs! 🏆💚
Vitor Reis, Riquelme Fillipi e Cesar conquistaram o Sul-Americano Sub-17 com a Seleção Brasileira. Parabéns, molecada 🫶#AvantiPalestra pic.twitter.com/qrb3p1pfY0
— SE Palmeiras (@Palmeiras) April 24, 2023
Kauã Elias – Fluminense
Uh, vem que tem, é o moleque de Xerém! Dono de uma das principais bases do Brasil, o Fluminense aposta muitas fichas em Kauã Elias. Não é para menos. Afinal, o jovem de 17 anos impressiona pela força, qualidade técnica e facilidade em fazer gols. Afinal, ninguém é comparado a Adriano imperador à toa.
— Elias tem todas as qualidades que um centroavante precisa. Ele é rápido, forte e tem grande capacidade de finalizar com apenas um toque. Ele foi a estrela da seleção brasileira que conquistou o Campeonato Sul-Americano Sub-17, no Equador, e é titular certo na Copa do Mundo dessa faixa etária, na Indonésia. Sua força em proteger a bola e ser capaz de carregá-la para o campo, ignorando os zagueiros, levou a comparações com o ex-atacante da Internazionale Adriano —, ressaltou.
Outras promessas brasileiras listadas pelo The Guardian ao longo dos anos
Essa foi o novo ano que o jornal inglês divulgou uma relação com as principais promessas do momento no mundo do futebol. Desde 2014, o “The Guardan” mostram quem pode dominar o futebol em um futuro próximo.
- 2014: Malcom (Corinthians) e Gerson (Fluminense)
- 2015: Evander (Vasco), Lincoln (Grêmio) e Matheus Pereira (Corinthians)
- 2016: Luiz Fernando (Figueirense), Fabrício Oya (Corinthians) e Nicolas Bernardo (Santos)
- 2017: Lincoln (Flamengo), Paulinho (Vasco) e Vinicius Junior (Flamengo)
- 2018: Ed Carlos (São Paulo), Rodrygo (Santos) e Luan Cândido (Palmeiras)
- 2019: Yan Couto (Coritiba), Reinier (Flamengo) e Talles Magno (Vasco)
- 2020: Metinho (Fluminense) e Bruno Gonçalves (Red Bull Bragantino)
- 2021: Ângelo (Santos), Matheus Nascimento (Botafogo), Savinho (Atlético-MG) e Vinicius Tobias (Internacional)
- 2022: Vitor Roque (Athletico-PR), Deivid Washington (Santos) e Matheus Gonçalves (Flamengo)