The black cats are coming back: Sunderland está de volta à Championship

The black cats are coming back: Sunderland está de volta à Championship
Foto Reprodução: Central 3

Quem nunca ouviu falar da série “Sunderland até morrer”. Neste sábado (21), the black cats venceram o Wycombe por 2 x 0 pela final dos playoffs da EFL League One (terceira divisão inglesa) e conquistaram, após quatro longos anos, o retorno à Championship. Na temporada, terminaram na quinta posição, ganhando vaga para repescagem. De antemão, o jogo foi realizado no mítico estádio de Wembley. Embleton, e Ross Stewart, fizeram os gols da vaga.

O jogo

A principios, o primeiro gol saiu aos 12′. Elliot Embleton com uma puxada de contra-ataque ao longo de todo o campo ofensivo, bateu de fora da área, numa bola cheia de efeito que enganou o goleiro. O Wycombe tentou pressionar mais na segunda etapa, mas os mandantes resolveram o jogo aos 33′. Alex Pritchard entregou na entrada da área para Ross Stewart, que limpou a marcação e chutou no canto. Logo, nada tirava a festa do Sunderland. Do outro lado, ficava o lamento do icônico Adebayo Akinfenwa, que saiu do banco e encerrou sua carreira aos 40 anos.

Tradicional na Inglaterra, a equipe não conseguia o seu retorno para segunda divisão desde a temporada 2017/2018, quando foi rebaixada.”Os sábios dizem, só os tolos se apressam, mas não posso deixar de me apaixonar por você… Sunderland, Sunderland.” Elvis Presley pode ter cantado melhor, mas eles sempre cantaram mais alto e com mais orgulho.

Ainda assim, o Sunderland encarou o Sheffield Wednesday nas semifinais dos Playoffs. Os black cats venceram a ida por 1 a 0 no Stadium of Light, mas precisaram buscar o empate por 1 a 1 aos 48 do segundo tempo em Hillsborough para garantir a classificação. Foi devido a isso, que a equipe retornava a Wembley depois de três anos e tentava a vitória que escapou contra o Charlton em 2019. Desta vez, o adversário seria o Wycombe, sexto colocado na League One, mas que também surpreendeu o MK Dons e tentava o retorno imediato à segundona.

A série 

Antes de tudo, a Netflix resolveu transformar a belíssima história do Sunderland em uma série. Por certo, um verdadeiro reality show, que acompanha os jogadores, treinadores e torcedores em ambas temporadas dramáticas. Até o momento, a plataforma lançou duas temporadas. A primeira, lançada em 2018, com oito episódios, concentra-se na torcida, jogadores e treinadores. Além disso, explora o significado do futebol para as pessoas em Sunderland. Logo, no documentário, o olhar do torcedor é refletido, enquanto é assistida a luta do clube pelo retorno a primeira divisão.

A 2ª temporada, lançada em 2020, tem seis episódios e retrata um novo ângulo. Sem conseguir o acesso, o clube se vê em um poço mais fundo. Agora, na terceira divisão, o foco dos episódios são os escritórios. A tentativa dos executivos de revigorar a instituição e estimular a comunidade. Ainda que se saiba o resultado da temporada, ou o destino de um jogador ou treinador, o show ainda é muito eficaz em apresentar os eventos em tempo real.