O Manchester United perdeu seu terceiro jogo na fase de grupos da Champions League no final da tarde desta quarta-feira (8). Os Red Devils chegaram a abrir 2 a 0 contra o Copenhague, fora de casa, mas, com a expulsão de Marcus Rashford, o time mandante buscou o empate ainda na primeira etapa. No segundo tempo, os Diabos Vermelhos chegaram a marcar o terceiro com Bruno Fernandes, de pênalti, mas a equipe dinamarquesa empatou e virou a partida. A derrota aumenta a pressão sobre o técnico Erik ten Hag, que não consegue repetir o bom trabalho feito na temporada passada.
Essa foi a primeira vez desde 1973/74 (temporada em que foi rebaixado) que o Manchester United perde nove de seus 17 primeiros jogos em uma temporada, contando todas as competições. Outras marcas negativas também foram alcançadas pelos Red Devils na derrota para o Copenhague, de acordo com a OptaJoe:
- O Manchester United perdeu um jogo da Champions League em que liderou pela primeira vez por mais de dois gols. Em todas as competições, esta foi a primeira derrota dos Red Devils depois de uma vantagem de dois gols desde setembro de 2014 contra o Leicester City ( 5-3) .
- O Manchester United é a primeira equipe registada (2003-04 em diante) a conceder uma grande penalidade em cada um dos primeiros quatro jogos numa campanha de Champions League.
- O Manchester United é o primeiro time a marcar dois gols, ter um jogador expulso e sofrer um pênalti no primeiro tempo de uma partida da Champions League desde o Bayern de Munique contra o Manchester City, em novembro de 2014.
Apesar da má fase, Ten Hag parece otimista e prefere focar nos pontos positivos da partida em que jogou mais da metade com um jogador a menos e ainda conseguiu ficar à frente do placar em um determinado momento, no segundo tempo.
Ten Hag também ficou na bronca com a arbitragem e questionou não apenas a expulsão de Rashford, mas também a regularidade do primeiro gol do Copenhague.
— Quando você congela (a imagem do lance da expulsão), faz com que pareça muito pior. O jogo nunca foi feito para ser assim, isso não tem nada a ver com futebol. Não foi apenas esta noite que as decisões foram contra nós, mas a temporada é longa, então eventualmente isso mudará para nós — afirmou.
Ten Hag protegido por lenda do Manchester United
Apesar da vitória apertada contra o Fulham no último sábado (4), a fase do Manchester United não é boa. O time liderado por Ten Hag foi eliminado precocemente da Copa da Liga Inglesa, com uma derrota por 3 a 0 para o Newcastle, mesmo placar da derrota no clássico de Manchester em casa. Além disso, os Red Devils ocupam a lanterna do grupo A da Champions League e estão apenas na oitava colocação na Premier League. Ainda assim, Paul Scholes, bicampeão da Champions League e 13 vezes campeão da Premier League com os Diabos Vermelhos, defende a permanência do técnico holandês no clube.
— Ainda não sinto que haja tanta pressão sobre Ten Hag. Ele teve uma boa temporada passada e derrotas graves nesta, mas nove derrotas em 17 não são suficientes. Eu sei que o United já demitiu antes, mas não acho que ele possa se dar ao luxo de continuar fazendo isso. Ten Hag teve azar esta noite, mas o Manchester United lutou bem. Faltou um pouco de liderança. Não é fácil jogar fora na Champions League — disse Scholes à “TNT”.
Campeão da Premier League com o Manchester United em 2007/08, Owen Hargreaves corroborou com o otimismo de Ten Hag.
— O Manchester United pode vencer os dois jogos (da fase de grupos da Champions League). Eles precisam ser positivos e otimistas. Hojlund foi ótimo esta noite e eles precisam se concentrar nos aspectos positivos, e ele foi um deles — afirmou.
Sem tempo para lamentar a derrota, o Manchester United já inicia a preparação para encarar o Luton Town no início da tarde deste sábado (11), 12h (horário de Brasília), no Old Trafford, em jogo válido pela 12ª rodada da Premier League.