Casemiro ficou frustrado com ‘promessa não cumprida’ no Manchester United, diz site

7 minutos de leitura

Erik ten Hag continua como técnico do Manchester United na próxima temporada, depois de um ano turbulento e de muita exposição pública dos problemas internos do clube.

E a decisão sobre manter o holandês também virou assunto. O site inglês “The Athletic” revelou bastidores sobre como Ten Hag perdeu o elenco e as frustrações do time, incluindo desentendimento com veteranos como Casemiro e irritação com as contratações.

Além de Cristiano Ronaldo… Casemiro e Varane

Casemiro e Varane foram algumas das vozes fortes de descontentamento no vestiário. Eles conversaram com companheiros de equipe sobre as abordagens que eram adotadas por Carlo Ancelotti e Zinedine Zidane no Real Madrid.

Segundo a dupla de veteranos, os treinadores merengues davam aos jogadores mais liberdade e maior autonomia na carga de trabalho. Além disso, mostravam como o estilo de futebol posicional de Ten Hag não era do seu agrado.

Casemiro em jogo do United na Premier League (Foto: Icon sport)
Casemiro em jogo do United na Premier League (Foto: Icon sport)

A equipe técnica dos Red Devils, no entanto, disse a eles que o Madrid é um clube completamente diferente do United e La Liga é uma competição mais lenta com menos força do que a Premier League. Por isso, essas mesmas técnicas liberais não funcionariam.

Mas Casemiro e Varane, tendo conquistado vários títulos daquela maneira, se tornaram críticos desde então. E problemas com jogadores discordantes tem sido um dos principais motivos de colapso do United nos últimos anos.

Elenco irritado com ‘perda’ de Kane

harry kane manchester united
Kane esteve na mira do United (Foto: IconSport)

Após ter que confiar em contatos pessoais para contratar Weghorst no meio de sua primeira temporada, Ten Hag estava determinado a garantir gols para a segunda e pressionou por Harry Kane.

A família Glazer e o CEO dos Red Devils, no entanto, recusaram entrar na disputa, considerando as negociações com o presidente do Tottenham, Daniel Levy, muito complicadas e o preço de Kane muito alto para um jogador de 29 anos.

Hojlund chega e Casemiro se frustra

O United buscava uma solução de longo prazo e Ten Hag ficou satisfeito com a contratação de Hojlund. Por outro lado, foi um jogador de 10 gols na temporada que custou 72 milhões de libras — e chegou com uma lesão nas costas.

Segundo as fontes, internamente, concordaram que contratar Hojlund significava ajustar as expectativas para a temporada. Mas muitos jogadores esperavam que o clube contratasse Kane.

Era sabido da opinião de Casemiro sobre o insucesso no mercado. Ele acreditava que um artilheiro comprovado da qualidade de Kane elevaria significativamente as aspirações do United.

Ao assinar, o brasileiro foi informado que os Red Devils pretendiam fazer contratações para competir no topo da Premier League e deu a impressão de estar desapontado por, tendo feito sua parte, os reforços não corresponderam a essa ambição proposta.

Ele não estava sozinho nessa ideia e o clima no elenco sofreu como consequência. O holandês, no entanto, ainda lamenta. Ele ainda conversa com as pessoas sobre a evolução que teria sido possível com Frenkie de Jong no time, acreditando que houve uma chance no início de seu primeiro verão de fechar um acordo com o Barcelona e convencer o jogador a se juntar a ele.

A influência de Ten Hag nas transferências do United é grande, e a INEOS quer reduzir seu papel, visando nomear um diretor de recrutamento. O comandante ficou, mas ainda tem muito para arrumar — mesmo tendo menos poder.

O jeito ruim de lidar com Ten Hag

A campanha de 2023/24 foi marcada pela eliminação ainda na fase de grupos da Champions League e uma péssima oitava posição na Premier League. A conquista da FA Cup amenizou a frustração geral.

Renovar com Ten Hag foi visto como uma demonstração de apoio fundamental, após a instabilidade que pairou sobre seu futuro. No entanto, os novos termos do contrato também podem levar a uma reavaliação de seu papel e estilo de liderança.

Ten Hag Manchester United Arsenal
Ten Hag, técnico do Manchester United (Foto: Icon Sport)

E além disso, o fato de que o clube só renovou com o holandês depois de publicamente ter negociado com diversos treinadores não deixou um clima tão positivo. Thomas Tuchel e Roberto De Zerbi foram dois que chegaram a discutir salários no United.

Por outro lado, o treinador também espera que o clima com a chegada definitiva de Sir Jim Ratcliffe seja melhorado. Esse é um discurso que o próprio executivo prega: além do investimento e do crescimento do clube como um todo, a união e o ambiente de trabalho organizado.

Frustração no Manchester United

O “The Athletic” conversou com dezenas de fontes próximas ao clube, todas anônimas para proteger suas identidades. Com isso, revelaram bastidores não só da última temporada, mas de toda a passagem do treinador.

Segundo o site, o treinador recebeu três metas principais ao assumir o Manchester United em 2022:

  1. Jogar futebol ofensivo, como fez ao levar o Ajax às semifinais da Champions League em 2019;
  2. Fazer uma “limpa no vestiário”;
  3. Ganhar troféus.

A expectativa era de que seriam necessárias seis janelas de transferências para alcançar esses objetivos — ou seja, três temporadas completas. Um terço dos objetivos tem ido bem: o clube chegou a quatro finais e conquistou dois títulos em dois anos. No entanto, os outros dois tópicos têm sido motivo de grande frustração interna.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]