Alejandro Garnacho pode ser suspenso pela Associação de Futebol da Inglaterra (FA) por conta de uma postagem nas redes sociais que tem sido debatida sobre seu cunho racista. O técnico Erik ten Hag, no entanto, não está preocupado com a situação.
Depois de defender um pênalti e ter uma boa atuação contra o Copenhagen na Champions League, na terça-feira (24), André Onana foi elogiados por jornalistas, torcedores e companheiros do Manchester United.
O jovem argentino fez uma postagem para exaltar o goleiro e publicou dois emojis de gorila. Minutos depois, dada a reação negativa, o atacante apagou a publicação.
Ten Hag despreocupado com a situação
Quando perguntado se estava preocupado com a possibilidade de perder Garnacho para um jogo ou mais, Ten Hag surpreendeu e ainda disse que confia na união do grupo:
— Não neste momento. Estamos conversando com a FA para ver o que podem confirmar. Quero enfatizar que estamos juntos e unidos, e você viu a postagem de André Onana.
No post, havia uma foto de Onana, Garnacho e demais companheiros comemorando, mas os emojis de gorila foram interpretados como racistas. Depois das críticas, o goleiro saiu em defesa do companheiro.
Onana faz uma postagem nas redes sociais mais tarde na quinta-feira (26) defendendo Garnacho:
— As pessoas não podem escolher o motivo de que eu deveria ficar ofendido. Eu sei exatamente o que Alejandro Garnacho significa: poder e força. Este assunto não deveria ir mais longe – disse.
People cannot choose what I should be offended by.
I know exactly what @agarnacho7 meant: power & strength.
This matter should go no further.
AO24 pic.twitter.com/RDzhwLI3BX
— Andre Onana (@AndreyOnana) October 26, 2023
Garnacho não seria o primeiro jogador do United na história recente a ser punido pela FA por atitudes racistas. Em 2021, Edinson Cavani também teve problemas com postagens nas redes sociais.
Na ocasião, depois de marcar dois gols contra o Southampton, ele agradeceu a um elogio com “Gracias negrito”, o que lhe rendeu uma suspensão de três jogos e pagamento de multa de 100 mil libras