Como está a temporada da ‘sensação’ Wrexham na quarta divisão da Inglaterra?

5 minutos de leitura

Muita expectativa foi criada em cima da temporada 2023/24 do Wrexham, pequeno time do País de Gales que disputa a Football League Two, a quarta divisão do futebol inglês.

Isso porque o Wrexham ficou famoso no mundo inteiro ao se tornar propriedade das estrelas de Hollywood, Ryan Reynolds e Rob McElhenney. O clube ganhou uma série no streaming, “Bem-vindos ao Wrexham”, que conta a história da gestão que tenta levá-lo aos principais estádios do país.

A temporada passada foi muito bem-sucedida. Com uma campanha de cinema e um investimento acima da média, o Wrexham foi campeão da quinta divisão e os olhos cresceram em cima da volta do clube às divisões profissionais.

Agora, perto de chegar a dois terços do campeonato, fica a dúvida: como vai a temporada do Wrexham?

O time do País de Gales faz uma boa campanha na Football League Two. É o atual terceiro colocado, com 30 pontos em 16 jogos — oito vitórias, seis empates e duas derrotas.

Atualmente, o Wrexham estaria classificado para os playoffs que valem o acesso à Football League One. O regulamento prevê que os três primeiros da tabela subam automaticamente e os quatro seguintes, do 4º ao 7º, duelem pela última vaga na terceira divisão, em formato de mata-mata.

Além disso, os galeses tem a mesma pontuação do Notts County (2º) — fica atrás apenas pelo número de vitórias (9 contra 8) — e está a cinco pontos do líder Stockport County, o que permite dizer que o clube Reynolds e McElhenney está bem colocado na busca pelo segundo acesso seguido.

O Wrexham teve um início de campeonato conturbado, com muitas falhas defensivas e perdendo para o MK Donos por 5 a 3, para o Stockport por 5 a 0 e empatando com o Swindon Town por 5 a 5. Mas o técnico Phil Parkinson conseguiu ajustar o setor e evoluir o ataque, principalmente após a volta do artilheiro Paul Mullin, principal jogador do time que se lesionou na pré-temporada e foi desfalque nos primeiros meses.

O clube das estrelas de Hollywood estão invictos há oito jogos, sofrendo apenas sete gols, incluindo uma vitória por 3 a 0 sobre o Crewe pela fase de grupos da Football League Trophy — competição de mata-mata com 48 participantes da EFL League One e EFL League Two. Assim, o saldo do Wrexham é agora de cinco, com 32 tentos marcados e 27 sofridos.

Se o campeonato terminasse hoje, o Wrexham teria o acesso automático garantido, sem precisar de passar pelos play-offs. Mas a sua distância para o Mansfield (4º) é de apenas um ponto.

O Wrexham nas Copas

Além da Football League Two, o Wrexham também disputa na atual temporada as copas nacionais. Nesses primeiros meses, já atuou pela Copa da Liga Inglesa e pela Football League Trophy.

Na Copa da Liga, foram duas disputas de pênaltis. Primeiro, o Wrexham empatou por 0 a 0 com o Wigan e se classificou nas penalidades. Mas, na segunda rodada, foi eliminado nos pênaltis para o Bradford após um 1 a 1 no tempo normal.

Já na Football League Trophy, dedicada a clubes de divisões menores, os galeses venceram o time sub-21 do Newcastle por 1 a 0 e o Crewe por 3 a 0. Na próxima rodada, o Wrexham encara o Port Vale no dia 7 de novembro, às 16h30 (horário de Brasília), no The Racecourse Ground.

O Wrexham lidera o grupo B da Football League Trophy, com 100% de aproveitamento. Com a classificação para a próxima fase já garantida para ambos, o time galês e o Port Vale se enfrentam buscando se classificar em primeiro do grupo.

O time de Ryan Reynolds e Rob McElhenney fará sua estreia na Copa da Inglaterra na tarde deste sábado (4), às 16h45 (horário de Brasília), contra o Mansfield, no Field Mill.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.