Titular, elogios e golaços: A temporada impressionante de Jobe, o irmão caçula de Jude Bellingham

6 minutos de leitura

Jude Bellingham foi uma das grandes contratações na última janela de verão do futebol europeu e rapidamente se estabeleceu como um dos melhores jogadores da temporada. No entanto, outro atleta vem chamando a atenção na Europa. O irmão do meio-campista do Real Madrid, Jobe, defende as cores do Sunderland e é monitorado por outras equipes.

Sem os holofotes que o irmão mais velho vem recebendo, Jobe Bellingham é uma das grandes revelações do futebol inglês. Elogiado pelos torcedores, algumas características são semelhantes a da estrela do Real Madrid.

Características de Jobe Bellingham e semelhanças com o irmão

Assim como Jude, Jobe nasceu em Stourbridge, na Inglaterra, em 2005. Dois anos mais novo, também iniciou a carreira como jogador atuando nas categorias de base do Birmingham City. O jovem Jobe não seguiu os passos do irmão, que foi contratado pelo Borussia Dortmund e atualmente defende o Real Madrid.

Jobe deixou o Birmingham em maio de 2023 para assinar com o Sunderland em uma negociação de 3 milhões de libras (aproximadamente R$18,4 milhões na cotação da época).

As semelhanças vão além do sobrenome. Jobe atua na mesma posição que o irmão mais velho, podendo ser utilizado como meio-campista ou atacante, fazendo a função de falso 9, e também é destro. Além disso, é um jogador com ótima finalização, veloz e ótima distribuição de passes.

Enquanto Jude é um nome constante na lista de Gareth Southgate, Jobe defende a seleção inglesa sub-19 e assim como o irmão, é considerado um dos jogadores mais promissores da Inglaterra.

Elogios dos torcedores ingleses

Em outubro de 2023, a seleção inglesa sub-19 ficou apenas no empate em 0 a 0 com Montenegro pela eliminatórias da Eurocopa. O resultado não foi os melhores para a Inglaterra, mesmo assim, Jobe foi o destaque do confronto.

O jogador impressionou os torcedores ao comandar as ações do meio-campo. Ele foi o responsável pelo setor criativo da seleção inglesa e demonstrou excelente controle de bola, além de ótimo desempenho físico.

Nas redes sociais, os torcedores ingleses destacaram as semelhanças com o irmão Jude e demonstraram otimismo para ver os dois atuando juntos pela seleção inglesa.

— Ele fica calmo quando pressionado, sabe exatamente o que fazer, que jogador — escreveu um torcedor

— Eles se parecem e jogam parecidos, nem gêmeos são tão parecidos e o mais maluco é que eles nem são gêmeos — escreveu outro torcedor

Titularidade no Sunderland e artilheiro dos golaços

O jogador está determinado em escrever a própria história no futebol mundial. Ele tomou a decisão de utilizar apenas Jobe na camisa, deixando de lado o sobrenome Bellingham para evitar mais comparações com o irmão.

O desempenho em campo tem chamado a atenção. A temporada do Sunderland é de muita oscilação, ocupando apenas a 12ª colocação na Championship com 47 pontos depois de 37 rodadas. Mas o meio-campista está em ótima momento com a camisa da equipe.

Jobe Bellingham é considerado titular absoluto dos Black Cats e um dos destaques do time. Ele é o vice-artilheiro da equipe na Championship, sendo superado apenas pelo atacante Clarke, que marcou 14 gols.

Números de Jobe Bellingham na Championship

  • 36 jogos, 34 como titular
  • 6 gols
  • 1 assistência
  • 47 finalizações
  • 86,5% em precisão de passes
  • 27 desarmes
  • 25 interceptações
  • 106 recuperações de posse de bola

Dados: Fotmob

Em 2024, Bellingham chamou a atenção depois de marcar dois belíssimos gols pela Championship. O primeiro foi no dia 10 de fevereiro, na vitória do Sunderland por 3 a 1 contra o Plymouth Argyle, no Stadium of Light.

O Plymouth abriu o placar ainda no primeiro tempo com Ryan Hardie. Os Black Cats viraram o jogo na volta do intervalo com Pierre Ekwah e Jack Clarke. Jobe garantiu a vitória da equipe com uma jogada individual pela esquerda, ele driblou o marcador e finalizou para o gol.

Depois desse jogo, o Sunderland somou seis derrotas consecutivas, mas o Bellingham voltou a ser destaque e com outro golaço. A última vez que a equipe entrou em campo foi no dia 9 de março, contra o Southampton no St. Mary's Stadium.

O Southampton venceu por 4 a 2, mas o Sunderland chegou a deixar o placar em 2 a 2 e contou com a participação de Jobe no segundo gol. O meia arriscou a finalização de fora da área e acertou o ângulo direito de Bazunu.

Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.