Balanço da temporada 2018/2019 do Newcastle na Premier League

A temporada de 2018/19 dos Magpies foi como as anteriores, sempre cercada de dúvidas com relação ao futuro do clube

0
227
Balanço da temporada 2018/2019 do Newcastle na Premier League

Balanço da temporada 2018/2019 do Newcastle na Premier League

A temporada do Newcastle United foi como as anteriores, sempre cercada de dúvidas com relação ao futuro do clube. As promessas do dono do clube, Mike Ashley, de investimentos no recrutamento de jogadores não se cumpriram. As contratações que chegaram com mais expectativas vieram por empréstimo, casos do brasileiro Kenedy e do venezuelano Salomon Rondón.

Leia mais: PL Brasil Press Awards: a opinião dos jornalistas sobre a temporada 2018/2019

O espanhol Rafael Benítez conseguiu manter o Newcastle por mais uma temporada na Premier League. (Foto: Getty)

O começo do campeonato dos Magpies foi assustador e colocava em xeque a permanência do clube na elite, mais uma vez. Nas 10 primeiras rodadas foram três empates e sete derrotas, com a primeira vitória vindo apenas na 11ª rodada após o triunfo de 1 a 0 contra o Watford.

A partir do triunfo contra os Hornets, veio mais duas vitórias. Os Magpies despacharam o Bournemouth no St James' Park e o Burnley no Turf Moor. Triunfos que garantiram o prêmio de melhor técnico do mês de novembro para Rafael Benítez.

No segundo turno, a equipe fez do St James' Park a sua fortaleza e conseguiu uma sequência de seis vitórias em sete jogos dentro de seus domínios, que acabou sendo fundamental para a permanência do clube na elite inglesa. Dentre essas vitórias, o 2 a 1 contra o campeão, Manchester City, teve o maior destaque.

Com isso, o Newcastle se deu ao luxo de apenas cumprir tabela nas rodadas finais, mas como muito estava em jogo nessa reta final de Premier League, os comandados de Rafael Benítez não relaxaram e complicaram muitos jogos fundamentais para outros clubes, casos de Liverpool e Brighton.

LEIA MAIS: Quem é Sean Longstaff, a promessa do Newcastle que esteve no radar da Inglaterra

Destaque

Com 10 gols e 7 assistências, o atacante Salomon Rondón foi o jogador com mais participações em gols pelo clube nesta Premier League. (Foto: Getty)

Após uma temporada com muitos problemas ofensivos e com jogadores como Dwight Gayle e Joselu não conseguindo se firmar no ataque, o Newcastle tinha que ir atrás de uma referência ofensiva.

Com o rebaixamento do West Bromwich Albion na temporada anterior, os Magpies contrataram o venezuelano Salomon Rondón por empréstimo até o fim da temporada.

Desde que chegou, Rondón demonstrou ser um jogador muito físico e que dá muito trabalho na marcação para os zagueiros. Apesar de ter características de um camisa 9 clássico, o venezuelano sempre deu opções de jogo longe da grande área e foi o jogador que mais contribuiu em gols nessa temporada, com 10 tentos e 7 assistências.

O atacante também foi eleito em uma votação anual dos torcedores como o melhor jogador da temporada do clube, no entanto, a sua permanência no clube ainda não está definida. Com a situação de Rafael Benítez também indefinida, o venezuelano terá que aguardar esse desfecho para saber se fica ou não no clube.

Decepção

Na 2ª rodada da Premier League, Kenedy perdeu um pênalti no último lance da partida. (Foto: Getty)

Contratado por empréstimo na janela de inverno da Premier League 2017/18, Kenedy havia sido fundamental na luta dos Magpies contra o rebaixamento naquela temporada. Suas atuações atraíram o interesse de outros clubes europeus e o Chelsea cogitou vendê-lo, mas um novo empréstimo ao Newcastle foi cedido.

Na sua volta ao clube, o brasileiro não conseguiu repetir o mesmo nível de atuações da temporada anterior e não demorou muito para o ganês Christian Atsu tomar a posição de titular no clube.

O desempenho do ganês também foi muito abaixo das expectativas nessa temporada, com isso, o clube foi ao mercado e contratou o paraguaio Miguel Almirón junto ao Atlanta United dos Estados Unidos e o meia tomou conta da posição de vez.

Com isso, Atsu foi para o banco de reservas e Kenedy acabou sendo nem relacionado em vários jogos do clube na temporada. Com a contusão de Almirón nesse final de temporada, o brasileiro vem até recebendo algumas chances, mas não vem correspondendo.

O contrato de empréstimo do jogador acaba no final da temporada e o Newcastle não deve exercer o direito de compra.

LEIA MAIS: Salomon Rondón, o centroavante fundamental do Newcastle

Revelação 

O gol de Fabian Schar contra o Burnley está concorrendo ao prêmio de gol mais bonito da Premier League 2018/19. (Foto: Getty)

Com uma multa rescisória em caso de rebaixamento pelo Deportivo La Coruña, o zagueiro Fabian Schär foi contratado junto ao Newcastle por apenas três milhões de libras.

Inicialmente, o zagueiro começou no banco de reservas. No entanto, com a contusão do zagueiro Federico Fernandez e a opção de Rafael Benítez por escalar o time com uma formação de três zagueiros, o suíço ganhou mais chances na equipe e não saiu mais da posição.

Com uma ótima qualidade no passe e na saída de jogo, Schär mostrou ser um grande elemento surpresa no ataque apesar de ser um zagueiro. Na vitória contra o Cardiff City por 3 a 0, o suíço marcou 2 gols, sendo um deles numa grande jogada individual em que ele se livrou de pelo menos três marcadores da equipe adversária.

O zagueiro, inclusive, está concorrendo ao prêmio de gol mais bonito da Premier League 2018/19 pelo belo gol marcado na vitória de 2 a 0 contra o Burnley no St James' Park e será peça fundamental na próxima temporada do clube.

Estatísticas da temporada do Newcastle
  • 13ª posição com 45 pontos
  • 12 vitórias, 9 empates e 17 derrotas
  • 42 gols feitos (5º pior ataque) e 48 gols sofridos (7ª melhor defesa)
  • Artilheiros: Ayoze Perez (12), Salomon Rondón (11), Fabian Schär (4), Ciaran Clark (3)
  • Líderes de assistências: Matt Ritchie (8), Salomon Rondón (7), Isaac Hayden (4), Javier Manquillo (3)
  • Jogadores com mais partidas disputadas: Martin Dubravka (38), Ayoze Perez (37), Matt Ritchie (36), Jamaal Lascelles (32), Salomon Rondón (32)