Balanço da temporada 2018/2019 do Liverpool na Premier League

Reds têm campanha histórica, mas batem na trave em busca do título inédito da Premier League

0
306
Balanço da temporada 2018/2019 do Liverpool na Premier League
Reprodução/Twitter do Liverpool

Balanço da temporada 2018/2019 do Liverpool na Premier League

Na trave. O Liverpool segue sem vencer o título da Premier League. Os 97 pontos conquistados nesta edição da competição dariam o troféu à equipe de Jurgen Klopp em qualquer temporada. Porém, contra o Manchester City, os Reds sofreram e ficaram um ponto atrás do campeão da Inglaterra.

Comparando com outras grandes campanhas na Premier League, o Liverpool em 2018/19, conseguiu superá-las. Os Invencíveis do Arsenal terminaram a temporada de 2003/04 sem nenhuma derrota (os Reds tiveram uma), mas com 90 pontos, sete a menos que a equipe de Anfield.

A temporada do Liverpool ainda é mais impressionante, apesar do vice-campeonato, quando vemos que Sadio Mané e Mohamed Salah dividem a artilharia do torneio ao lado de Aubameyang, do Arsenal, com 22 gols cada.

Após ser vice-campeão da Champions, o Liverpool começou esta temporada trazendo grandes reforços. Se Loris Karius era incerteza entre os torcedores, Alisson chegou e provou o título de “um dos melhores goleiros do mundo”, dito por muito quando foi anunciado. Foi o goleiro com mais jogos sem sofrer gol (21) e levou o prêmio de Luva de Ouro.

Além do goleiro, Fabinho também se tornou peça importante para o elenco vermelho de Liverpool durante a temporada. Reserva e ainda com dificuldades para entender os mecanismos de estratégia do treinador, o volante foi um dos mais celebrados na conquista pela vaga da segunda final consecutiva na Champions League – que será disputada contra o Tottenham, dia 1º de junho, em Madrid.

Destaque

O zagueiro holandês foi um dos grandes líderes do elenco e foi eleito o melhor jogador da Premier League pela PFA (Foto: Getty Images)

Eleito o melhor jogador da Premier League pelos próprios atletas e treinadores da competição, Virgil van Dijk foi o nome do Liverpool na temporada. Outros atletas tiveram muito destaque, como os brasileiros Alisson e Fabinho, a dupla de laterais e o trio ofensivo, mas ninguém foi tão determinante quanto o holandês.

O zagueiro e um dos capitães da equipe foi o maior passador do elenco, com 3037 passes certos, quase mil a mais que o segundo colocado Robertson. Van Dijk também liderou o Liverpool nas disputas aéreas, nos carrinhos certos e nas interceptações, com certa vantagem dos seus companheiros. Além disso, teve cerca de 75% de aproveitamento nos desarmes e não foi driblado por nenhum adversário.

No ataque, o holandês marcou quatro gols e ajudou a equipe de Anfield a seguir na briga pelo inédito título da Premier League com mais duas assistências.

Quiz: Adivinhe o jogador com apenas 5 dicas

Decepção

Após começar bem na pré-temporada, Sturridge perdeu espaço para Origi durante a campanha na Premier League (Foto: Reuters)

Retornando após passar a temporada de 2017/18 emprestado ao West Bromwich, o atacante inglês Daniel Sturridge surgiu no início dos treinos e amistosos como uma boa opção no banco. O camisa 15 chegou a marcar um gol importante contra o Chelsea, mas foi muito criticado ao longo da Premier League.

Sturridge esteve longe de ser o jogador que se destacou ao lado de Sterling, Coutinho e Suaréz em 2013/14. Muitos jornais da Inglaterra acreditam que o inglês deva ser vendido já na próxima janela de transferências.

O principal concorrente na briga para ser substituto do ataque, Divock Origi, está bem e ajudou o Liverpool durante a temporada com gols importantíssimos, contando dois na classificação histórica contra o Barcelona, na Liga dos Campeões.

Estatísticas da temporada do Liverpool

  • Segundo colocado, com 97 pontos, superando grandes campanhas vitoriosas do torneio;
  • Foram 89 gols marcados (média de 2,28 por jogo) e apenas 22 concedidos, tendo 21 clean sheets;
  • Apesar da quantidade de gols grande, o Liverpool teve apenas 39% de aproveitamento nas finalizações, evidenciando que a campanha poderia ser ainda melhor;
  • Van Dijk, Alisson, Robertson e companhia levaram apenas 22 gols e foram a melhor defesa do campeonato;
  • Alexander-Arnold (13) e Andrew Robertson (11), dupla de laterais da equipe vermelha, tiveram participação em 24 gols do Liverpool, sendo destaque na campanha;
  • O Liverpool está com uma invencibilidade de 40 jogos em casa na Premier League. Em 19 confrontos em Anfield nesta temporada, foram 17 vitórias e dois empates.