Ted Lasso: o que você não sabe sobre a série do clube fictício da Premier League

5 minutos de leitura

A terceira temporada da série de comédia Ted Lasso estreia nesta quarta-feira (14) na plataforma de streaming “Apple TV+”. O seriado conta a história de um treinador de futebol americano que assume um time da Premier League. A trama envolvendo o clube fictício AFC Richmond terá um episódio lançado por semana, sempre nas quartas-feiras.

Desenvolvido por Bill Lawrence, Brendan Hunt e Joe Kelly, o seriado teve grande sucesso nas duas primeiras temporadas, com ótimas avaliações nas críticas, ganhando o prêmio de melhor série de comédia do Emmy de 2021. O ator protagonista da trama, Jason Sudeikis, que interpreta Ted Lasso, foi escolhido como o melhor ator na mesma premiação.

Apesar de o AFC Richmond ser um clube fictício, seus adversários são equipes reais da Premier League. Times como o Manchester City, Chelsea e West Ham já apareceram ao longo das duas temporadas da série.

O sucesso de Ted Lasso é tão grande que o AFC Richmond está no FIFA 23, com o treinador e os jogadores disponíveis na liga “Rest of the World”.

O que esperar da terceira temporada de Ted Lasso?

Na terceira temporada, o AFC Richmond passará pela ridicularização da imprensa esportiva, que coloca o clube entre os piores da Premier League. Além disso, terá Nate, que deixou o time para trabalhar com Rupert no West Ham, e Roy Kent, que se tornou assistente técnico ao lado de Beard.

Assista ao teaser da terceira temporada de Ted Lasso:

A série é baseada em uma história real?

A série não é baseada em uma história real, mas possui suas inspirações. O seriado foi concebido inicialmente pelos atores Jason Sudeikis e Brendan Hunt, que interpretam Ted Lasso e Beard, respectivamente, há mais de 20 anos, quando visitaram Amsterdã. Beard acabou se apaixonando pelo futebol lá e Sudeikis comprou um PlayStation para que a dupla pudesse jogar FIFA.

“Na época, nenhum americano havia treinado um grande time na Europa fora de um videogame, levando Sudeikis e Hunt a se perguntarem como seria a transição se um treinador da NFL tentasse”, escreveu o jornal “LA Times”.

Anos depois, a ideia de Sudeikis e Hunt se tornou realidade, quando a “NBC Sports” usou a ideia para criar a história de Ted Lasso como uma campanha publicitária, depois de adquirir os direitos de transmissão dos jogos da Premier League em 2012. A emissora não sabia ao certo o quão receptivo o público americano seria em relação ao Campeonato Inglês e, então, criou o personagem fictício para um comercial de televisão.

O comercial tinha a mesma premissa da série. Ted Lasso era um técnico americano da NFL que havia sido contratado para treinar um time da Premier League, no caso, o Tottenham, mas foi demitido com apenas alguns dias de trabalho. O anúncio foi feito no estilo “mockumentary”, no formato “documentário zueiro”, assim como “The Office”, e fez muito sucesso nos Estados Unidos, tendo mais de 250 milhões de visualizações no YouTube.

Assista ao “mockumentary” que originou Ted Lasso:

“Toda a história daquele primeiro comercial foi a contratação dele para treinar um time de futebol profissional, e acabou demitido três dias depois. Nós achamos que seria engraçado se ele não fosse cínico ou ficasse irritado com isso, que ele simplesmente adorasse a experiência e adorasse Londres e o futebol, e que levasse isso para casa com ele”, disse Sudeikis à “Entertainment Weekly”.

A dificuldade de Ted Lasso entender as regras do futebol inglês foi um dos atributos utilizados pelo comercial para o público se familiarizar com o esporte que seria transmitido. Alguns anos depois, a então parceira de Sudeikis, Olivia Wilde, que é diretora e produtora, sugeriu que ele fizesse um programa de televisão com a história do comercial.

Então, Sudeikis se juntou a Bill Lawrence, criador da série “Scrubs“, para apresentar a ideia de Ted Lasso como um programa de televisão. Assim surgiu a série que agora chega a sua terceira temporada.

Ted Lasso é inspirado em algum treinador da vida real?

Ainda que não seja uma história real, o personagem Ted Lasso é inspirado em diferentes pessoas da vida real. Sudeikis já admitiu que se baseou em seu treinador de basquete do ensino médio e em seu próprio pai para a criação do técnico do seriado. Além deles, Jürgen Klopp, do Liverpool, também foi utilizado como referência.

“Cara. Quando eu ouvi sobre (Klopp) levando seu time para ir ao karaokê, eu fiquei tipo, ‘Opa, ideia de história. E então, meu treinador de basquete do ensino médio, Donny Campbell – um sujeito de uma pequena cidade no Kansas que falava com aqueles pequenos aforismos, como ‘Sudeikis, você parece mais nervoso do que um gato de cauda longa em uma sala cheia de cadeiras de balanço'”, disse Sudeikis à revista “Sports Illustrated”.

Roy Ken é baseado em algum jogador da vida real?

O personagem Roy Kent, interpretado por Brett Goldstein, é um meio-campista conhecido pelo seu forte temperamento e por ser um ídolo da história do Chelsea, que se transferiu ao AFC Richmond para encerrar a carreira.

Roy Kent foi inspirado em Roy Keane, ex-jogador do Manchester United. Ambos são capitães de suas equipes, muito respeitados pelos seus times e, ao se aposentarem, viraram comentaristas esportivos com declarações fortes.

O co-criador de Ted Lasso, Brendan Hunt, contou que a expulsão de Roy Keane na Copa do Mundo de 2002, jogando pela Irlanda, foi algo marcante para a criação do personagem da série.

“Quando estávamos entrando no futebol, foi o auge do Manchester United, que se deparou com a novela de Roy Keane da Copa do Mundo de 2002. E embora eu não fosse torcedor do Manchester United, e ainda não sou, eu estava fascinado por Roy Keane. Não conseguimos pensar em ninguém melhor do que a chatice humana Roy Keane”, disse à rádio irlandesa “Spin 103.8”.

Jamie Tartt é baseado em algum jogador da vida real?

O atacante do AFC Richmond, Jamie Tartt, é sim baseado em jogadores da vida real. Na internet, muitos espectadores compararam o personagem a Jack Grealish, do Manchester City, principalmente pela aparência física e por ambos serem tratados como “estrelas que ainda não deslancharam” pelos Citizens, mas as inspirações de Tartt vão além do camisa 10 da equipe de Pep Guardiola.

“Acho que existem alguns jogadores de futebol em Jamie Tartt. Assisti Cantona e Cristiano Ronaldo, aqueles jogadores que mostram que se acham os melhores. Mas, carinhosamente, modelei um pouco do Jamie no Jack Grealish, um pouco do Jamie Vardy. E Olivier Giroud, porque o homem ama seu cabelo”, afirmou Phil Dunster, que interpreta Jamie Tartt, em entrevista ao jornal britânico “The Independent”, que também aparece na série.

Dani Rojas da vida real

Atacante de destaque do AFC Richmond, Dani Rojas é inspirado em ninguém mais e ninguém menos que o seu próprio ator, Cristo Fernández, que aos 15 anos já estava no futebol profissional em seu país, México. Ele cursava o ensino médio à noite e treinava durante o dia. Seus pais o incentivavam a continuar com os estudos, enquanto sonhava em ser jogador de futebol.

–Futebol era a única coisa que eu queria fazer, mas meus pais me pressionaram para estudar alguma coisa, e eu disse, ‘Ok, só para você parar de me incomodar’–, disse Cristo Fernández ao canal de TV “CNN”.

O ator, que fala quatro idiomas, não gostava de estudar e disse que era o pior aluno, pois não se importava com aquilo. Porém, isso mudou na época em que uma lesão no joelho o afastou dos gramados. Cristo, então, começou a frequentar aulas de cinema, onde descobriu sua nova paixão.

“Agradeço aos meus pais por me encorajarem a tentar algo novo, e é isso que também encorajo todos na vida (a fazer). Eles nunca devem se fechar para outras oportunidades”, complementou.

Inspiração para o AFC Richmond

AFC Richmond é inspirado no Crystal Palace, um time tradicional da Premier League, que frequentemente disputa do meio para baixo na tabela da primeira divisão inglesa. As cores azul e vermelha também aparecem em ambos os times. Além disso, várias cenas da série foram gravadas no centro de treinamento do clube real, em Sellhurst Park, em Londres.

Porém, o Crystal Palace também existe no universo de Ted Lasso e é considerado um dos grandes rivais do AFC Richmond.

Veja mais sobre a Premier League

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.