O Manchester City se tornou a maior força da Premier League em um dos principais mercados do mundo: nos Estados Unidos. E isso tem diversas razões — seja por verem Pep Guardiola aparecendo em um episódio de Ted Lasso, Rodri marcando um gol da vitória na final da Champions League ou um jogador de Fortnite vestindo as cores do clube.
Dados da empresa de pesquisa e informação Nielsen Media Research revelam que o City foi o time inglês mais assistido em todas as competições nos EUA ao longo de 2023. Apenas o Club América, da primeira divisão do México, estava acima deles na tabela geral.
Para contexto, o Manchester United, por muito tempo um dos times mais populares mundo afora, terminou 2023 com uma audiência média inferior a de Tottenham, Newcastle, Chelsea, Arsenal e Liverpool.
O site inglês “The Athletic” explicou como o time comandado por Guardiola ultrapassou rivais mais consolidados historicamente e se tornou o time mais assistido tão longe da Inglaterra.
Ganhar tudo ajuda
Os dados fazem referência ao número total de jogos, ou seja, não apenas a Premier League. Então o fato de o City ter vencido todas, exceto uma das quatro competições que disputou em 2023, a Copa da Liga, trabalhou a seu favor.
O sucesso final da Champions League foi transmitido nos Estados Unidos pela CBS, com a emissora revelando que o triunfo de 1 a 0 do City contra a Inter de Milão em junho foi assistido por mais de dois milhões de pessoas.
Mesmo que os números incluam todas as competições, o City acumular quase o triplo do número de espectadores médios do vizinho United é uma conquista notável.
Além disso, é notável que desde de 2017, o City tenha visitado os EUA três vezes para suas turnês de pré-temporada. Sua primeira viagem de verão após a pandemia, em 2022, os viu jogar partidas em Houston, Texas e Green Bay, Wisconsin.
Segundo o site, a equipe de Guardiola deve viajar para lá novamente neste verão e está em negociações com o Chelsea sobre um possível amistoso no país.
Guardiola em Ted Lasso e na cultura americana
Os Estados Unidos são um mercado significativo que todos os clubes da Premier League e as principais equipes de toda a Europa querem explorar essa oportunidade. A primeira divisão inglesa foi, em média, a liga de futebol mais assistida do país ao longo de 2023.
E a sua popularidade não vai diminuir à medida que o esporte se aproxima da Copa do Mundo masculina de 2026, que os EUA estão co-sediando com o Canadá e o México.
Para o City, porém, conquistar a América é mais do que ser um time de futebol de sucesso em campo. Eles também estão se conectando com a cultura — e o New York City, que já contou com jogadores como David Villa e Andrea Pirlo, e faz parte do Grupo City, também é um diferencial.
Ganhar jogos e troféus é a chave, mas Guardiola também aparece em Ted Lasso, uma das séries mais populares no país no ano passado, o que levou o elenco da série a estar na partida crucial do City contra o rival do título Arsenal em abril passado.
Para o clube, foi uma decisão fácil trabalhar com o popular programa da Apple TV, e isso faz parte de uma estratégia mais ampla para se conectar com os torcedores dos EUA por meio de diferentes pontos de contato. Isso, por sua vez, dá a esses fãs a oportunidade de ver a marca do City como algo fora do futebol.
Manchester City é futebol e entretenimento
O Manchester City apontou que a receita de varejo nos Estados Unidos aumentou 129% durante a temporada 2022/23, com as visualizações no YouTube do país também aumentando em 152%.
— Nos vemos como uma marca de entretenimento esportivo. Somos muito abertos; não somos a marca de futebol tradicional que diz: ‘Isso é só sobre futebol ‘– disse Nuria Tarre, diretora de marketing e experiência do torcedor do City Football Group, ao boletim informativo do setor Marketing Brew em dezembro.
Tarre estimou que cerca de 70% dos torcedores do clube nos Estados Unidos têm menos de 35 anos, e também disse que 99% de seus seguidores globais vivem fora do Reino Unido.
O que também ajudou a construir a marca do City nos últimos anos é seu sucesso na Champions, onde eles alcançaram pelo menos as quartas de final por seis temporadas consecutivas e jogaram em duas das últimas três finais.
Isso é muito bom para ganhar uma nova onda de fãs mais jovens baseados nos Estados Unidos, cuja primeira incursão na Premier League é através do EA Sports FC 24, o popular videogame anteriormente chamado FIFA.
O horário dos jogos também impacta
Na Champions League, muitos torcedores de futebol nos Estados Unidos não assistem aos jogos da fase de grupos, já que a diferença de horário faz com que os jogos aconteçam durante a semana, às terças ou quartas-feiras, mas sintonizarão quando a fase eliminatória começar, com o City invariavelmente sempre lá.
O “The Athletic” detalhou como a Premier League foi a liga de futebol mais assistida nos Estados Unidos ao longo de 2023, superando a audiência média da Liga MX do México pela primeira vez. Isso, acredita Larry Johnson, analista da Nielsen, só ajudará a causa do City no que diz respeito ao crescimento:
— A Premier League encontrou um lar regular na televisão nos Estados Unidos. A popularidade da liga, e não apenas dos seis primeiros, continuará aumentando. Você sabe como são os americanos: se algo é realmente divertido, as pessoas vão assistir – e a Premier League é isso.