O domínio dos técnicos estrangeiros no futebol inglês já é conhecido na Premier League — especialmente analisando as últimas dez temporadas -, mas não se resume apenas à Primeira Divisão. Treinadores de outros países estão começando a tomar conta da Segundona inglesa.
Embora 14 dos 24 times da Championship hoje sejam comandados por ingleses, duas das três primeiras posições da competição são ocupadas por equipes treinadas por estrangeiros.
O líder Leeds é treinado pelo experiente argentino Marcelo Bielsa, enquanto o terceiro colocado Norwich é comandado pelo alemão Daniel Farke. Os Whites e os Canaries têm apenas o 8º e 12º elencos mais valiosos da competição, segundo o Transfermartk.
Este cenário também é visto analisando as últimas temporadas da competição. Dois dos três técnicos que conquistaram o acesso na temporada 2017/2018 nasceram fora do Reino Unido: o português Nuno Espírito Santo, do Wolverhampton, e o sérvio Slaviša Jokanović, do Fulham.
Pioneirismo entre os técnicos estrangeiros na Championship
O primeiro técnico estrangeiro a conquistar o acesso para a elite do futebol inglês foi o francês Jean Tigana. Depois de comandar o Monaco no título do Campeonato Francês na temporada 1996–97, Tigana liderou o Fulham quatro anos depois, colocando os Cottagers de volta na Premier League em 2000/2001.
Nove anos depois, o italiano Roberto DiMatteo foi o responsável pelo acesso do West Bromwich à Premier League em sua primeira temporada completa no cargo.
De lá para cá, outros técnicos estrangeiros também repetiram o feito. O sérvio Slavisa Jokanovic ajudou Watford e Fulham a subirem para a elite do futebol inglês nos últimos anos.
Mais recentemente, os espanhóis Aitor Karanka (Middlesbrough) e Rafa Benitez (Newcastle), além do alemão David Wagner (Huddersfield Town) também conseguiram acessos.
Confira lista dos técnicos que garantiram acesso para a Premier League nas últimas temporadas:
2017/2018 – 1 inglês
Wolves (Nuno Espírito Santo, português), Cardiff City (Neil Warnock, inglês) e Fulham (Slaviša Jokanović, sérvio)
2016/2017 – Nenhum inglês
Newcastle (Rafa Benitez, espanhol), Brighton (Chris Hughton, irlandês) e Huddersfield (David Wagner, alemão)
2015/2016 – 2 ingleses
Burnley (Sean Dyche, inglês), Middlesbrough (Aitor Karanka, espanhol) e Hull City (Steve Bruce, inglês)
2014/2015 – 2 ingleses
Bournemouth (Eddie Howe, inglês), Watford (Slaviša Jokanović, sérvio) e Norwich (Alex Neil, inglês)
2013/2014 – 3 ingleses
Leicester City (Nigel Pearson, inglês), Burnley (Sean Dyche, inglês) e Queens Park Rangers (Harry Redknapp, inglês)