O Manchester United foi lanterna do seu grupo da Champions League pela primeira vez na história depois de ser derrotado para o Bayern de Munique na última terça-feira (13). A equipe de Erik ten Hag ficará de fora de qualquer competição europeia no restante da temporada.
Os resultados ruins e as polêmicas nos bastidores do clube envolvendo o treinador colocam pressão sobre o cargo. Com isso, Julen Lopetegui, ex-treinador do Real Madrid e do Wolverhampton, é um nome que ganha força, segundo o site espanhol “Relevo”.
O apreço do Manchester United por Lopetegui
O treinador espanhol está sem equipe depois de ter deixado o Wolverhampton em agosto deste ano, devido a divergências com o projeto — principalmente sobre os jogadores que lhe tinham sido prometidos, que não chegaram.
Desde então, Lopetegui está ligado a diversos clubes que mudaram de treinador, como o Napoli. Há algumas semanas rejeitou uma grande oferta da Arábia Saudita de 18 milhões de euros porque, segundo o jornal, a sua intenção é continuar a sua carreira na Inglaterra.
O espanhol “está apaixonado pela cultura” britânica, bem como pelo respeito que sempre lhe foi demonstrado. E, de acordo com o “Relevo”, agora estão reunidos todos os ingredientes para que Lopetegui volte ao trabalho:” o United é um projeto que se enquadra perfeitamente no que procura”.
A diretoria dos Red Devils, por sua vez, valoriza o trabalho que o técnico fez no Wolverhampton, o domínio do idioma e o conhecimento da competição, bem como a experiência em competições continentais, uma vez que venceu a Europa League com o Sevilla.
Por que Lopetegui tem vantagem sobre os rivais?
Os pontos positivos na avaliação da hierarquia do clube inglês ressaltam as vantagens que o treinador espanhol pode ter sobre alguns de seus rivais para o cargo que têm sido ventilados em Old Trafford.
Zinedine Zidane, por exemplo, não fala inglês e nunca treinou fora da Espanha, mesmo tendo grande sucesso no Real Madrid. Graham Potter não teve boa passagem em um clube gigante e turbulento como o Chelsea e a “inexperiência” pesa contra Roberto De Zerbi, apesar do bom trabalho no Brighton.
Outro fator a levar em conta para que Lopetegui ganhe cada vez mais força é o seu bom relacionamento com grande parte do vestiário atual do United. Foi o principal apoiador de Reguilón ao time profissional do Real Madrid e, desde a passagem pelo Bernabéu, mantém uma relação muito boa com Varane e Casemiro.
A sua passagem pelo Madrid foi breve, embora, segundo o” Relevo”, tenha deixado muito boas recordações entre os jogadores, que se convenceram pelos seus métodos e sua relação pessoal.
Como se não bastasse, ele também tem uma relação fantástica com De Gea, goleiro que muitos querem de volta a Manchester depois de atuações inconstantes no desempenho de Onana.
A situação do Manchester United com Ten Hag
O Manchester United queria ser paciente com Ten Hag, que recebeu plenos poderes em 2022 com o objetivo de criar uma equipe sob sua medida. Pagaram dois milhões de euros para libertá-lo do Ajax e deram-lhe um longo projeto (três temporadas mais outra opcional) para que pudesse recuperar uma grande equipa em apuros.
Depois de um ano e meio (a metade do que assinou) a paciência parece não estar tão alta quanto antes. Em Old Trafford, entendem que o mercado de janeiro é uma oportunidade perfeita para liberar alguns jogadores e para a chegada de algum reforço para melhorar a equipe, o que pode ser crucial para a permanência do holandês.