Técnico questionado na Premier League reage a possível troca por Nagelsmann

5 minutos de leitura

O alemão Julian Nagelsmann já era cobiçado pela Premier League antes do início da temporada e teve seu nome colocado como alvo de Chelsea e Tottenham. Agora, o Newcastle é uma das equipes que visam o técnico para a próxima temporada.

Atualmente comandando a seleção do seu país, a Alemanha, o ex-treinador do Bayern de Munique “faz sombra” a Eddie Howe, técnico dos Magpies. No entanto, o inglês se mostra confiante e acredita que não vai perder seu cargo.

Eddie Howe não se intimida com Nagelsmann

O treinador do Newcastle tem recebido críticas pela temporada de altos e baixos da equipe, mas ainda acredita que seu futuro será definido pelo desempenho de seu time.

Em entrevista coletiva antes da partida contra o Wolverhampton, neste sábado (2), Howe insistiu que não é afetado por especulações que ligam o treinador alemão à sua posição:

— Sinceramente, não me afeta. Estou aqui, estou sentado no banco. Meu futuro será definido pelo que faço, por ninguém mais.

Jornais alemães têm noticiado que o técnico da seleção é um candidato para suceder Howe na próxima temporada, após a Euro 2024, quando o contrato de Nagelsmann com a equipe nacional se encerra.

howe newcastle premier league
(Foto: Icon Sport)

Apesar do técnico do Newcastle manter o total apoio da diretoria, o clube está em 10º lugar na Premier League e longe de se classificar para competições europeias, após uma eliminação na fase de grupos da Champions League na atual temporada.

Segundo o site inglês “The Athletic”, os proprietários do Newcastle e o CEO Darren Eales querem que Howe permaneça a longo prazo. Mesmo com mudanças internas, não haveria interesse por parte da alta cúpula em mudar o técnico neste verão.

— É difícil para mim falar por eles (os proprietários), mas senti um apoio e uma compreensão pela temporada que tivemos e pelas coisas que nos foram jogadas e pelas coisas que aconteceram. É muito importante do meu lado que eu sinta esse apoio. Não vou tentar colocar palavras na boca das pessoas ou algo assim, mas acho que elas viram de longe o quão difícil esta temporada tem sido. – disse Howe.

Nagelsmann ‘namorando' a Premier League

O jovem treinador alemão esteve perto do futebol inglês no fim da última temporada, após uma demissão chocante do Bayern, que acabou campeão alemão.

Ele era alvo do Tottenham, que havia demitido Antonio Conte, e do Chelsea, que tinha Frank Lampard como “tapa buraco” antes da chegada de Mauricio Pochettino. No entanto, não queria assumir um clube durante a temporada.

Nagelsmann mercado europeu
Foto: Icon Sport

Segundo o jornal alemão “Bild”, Nagelsmann é alvo de ao menos três ingleses: Manchester United, Liverpool e Newcastle. O primeiro conta com uma mudança de dono e um treinador questionado, o segundo já sabe que não terá Jürgen Klopp na próxima temporada.

Os indícios são de que o Newcastle estaria na liderança nessa disputa, mas, se depender de Eddie Howe, os rumores não vão tirá-lo de lugar nenhum:

— Cabe a mim provar continuamente a mim mesmo. Eu acredito em mim e na minha habilidade. Eu conheço minhas qualidades. Sei o que trago para o trabalho e tenho ambições para o time e para o clube e não posso controlar o que as pessoas escrevem e as especulações que existem em todos os sentidos. Não tento me envolver nisso.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]