O mercado de transferências envolvendo treinadores deve ter reviravoltas nos próximos meses, principalmente envolvendo a Premier League. Um dos times que buscam técnicos, o Bayern de Munique mira em uma sensação da Inglaterra: Roberto De Zerbi.
O italiano comanda o Brighton desde setembro de 2022 e tem sido muito elogiado pelo seu trabalho nos Seagulls. Agora, segundo o repórter alemão Florian Plettenberg, ele se tornou alvo dos bávaros para o lugar de Thomas Tuchel.
De Zerbi de saída da Premier League?
Relatos na Espanha descrevem De Zerbi como o “escolhido” do Barcelona, que procura treinador para a próxima temporada por conta da já anunciada saída de Xavi Hernández — e até indicam que reuniões entre seus agentes e o diretor esportivo do clube catalão, Deco, já ocorreram.
O problema para o Barcelona é que eles não estão dispostos a pagar a multa rescisória para tirar o italiano de 44 anos da Costa Sul da Inglaterra. De Zerbi tem contrato até 2026 e, para trocar de clube, os interessados devem pagar 15 milhões de euros ao Brighton.
Falando à emissora inglesa “Sky Sports”, De Zerbi sugeriu recentemente que tem negócios inacabados com os Seagulls: “Sentimos que podemos escrever outra parte da história do Brighton.
— Quando ouço que grandes times estão interessados em mim, é uma honra. Estou orgulhoso, mas meu foco está no meu trabalho dia a dia.
No entanto, ele tem um olho em projetos futuros, e acrescentou que gostaria “de competir para vencer a Premier League, a Série A, a Bundesliga, a LaLiga, a Champions League”.
Dentro da Premier League, onde é bastante respeitado, o treinador também já foi ligado ao Manchester United, que vive idas e vindas em relação ao apoio que Erik ten Hag tem da direção do clube, e até mesmo no Liverpool, que não terá mais Jürgen Klopp.
Agora, segundo Plettenberg, o Bayern de Munique entrou na disputa. No entanto, inicialmente, De Zerbi seria um plano B — a ideia principal dos bávaros ainda é contar com Xabi Alonso.
Como Xabi Alonso impacta o mercado
O espanhol caminha a passos largos para vencer a Bundesliga com o Bayer Leverkusen e tirar 11 anos de dominância do Bayern no campeonato. Por conta disso e de seu futebol atraente, é possivelmente o técnico mais cobiçado do mercado.
O ex-volante do Liverpool também é o principal alvo dos Reds, que devem duelar ferozmente com o Bayern. Com Alonso tão requisitado, De Zerbi poderia emergir como um plano alternativo para quem não conseguir contratar o espanhol.
Além do italiano, Hansi Flick também se tornou um nome comentado tanto para um retorno ao Bayern quanto a uma ida ao Barcelona, enquanto Jürgen Klopp, que prometeu um ano sabático a si mesmo, também é vinculado ao clube catalão.