Ex-técnico enlouquece com Foden no Manchester City: ‘Onde isso vai parar?

5 minutos de leitura

O dérbi de Manchester do último domingo (3) foi avassalador: o Manchester City venceu o Manchester United por 3 a 1 pela Premier League com números absurdos e uma grande desempenho de Phil Foden.

Em entrevista ao “The Athletic”, o ex-treinador do meia inglês Joe Makin, que “descobriu” seu talento no sub-7 de uma equipe local da região de Manchester, ficou estupefato ao lembrar das histórias do jovem Foden e alertou: possivelmente essa sequência só pare quando vencer uma Bola de Ouro.

Foden quase não foi para o Manchester City?

O The Athletic acompanhou Makin em um bar repleto de torcedores do United para ver a partida, e um amigo do treinador esbravejou a chance que os Red Devils perderam de ter o jovem talento:

— É culpa sua, Joe, que ele esteja jogando pelo City e não pelo United. Você arruinou o meu dia. Foden… caramba. Melhor jogador em campo, disparado. Você tem muito ao que responder — disse um torcedor ao técnico.

Após mais uma partida de destaque do astro do City e as “reclamações” que recebe dos torcedores rivais, esses são os momentos, cercado por amigos torcedores do United, em que o homem que ajudou Foden fica em admiração.

Makin foi o olheiro que levou Foden para o Reddish Vulcans, seu primeiro time juvenil. Ele lembra como foi a primeira vez que assistiu o garoto jogar, na categoria sub-7 da Liga de Futebol Juvenil de East Manchester, em Curzon Ashton:

— O jogo começou e – bom, bom, bom – Phil passou por todos os jogadores deles para marcar. Na próxima vez que ele pegou a bola, a mesma coisa. Ele nem sequer comemorou os gols. Eu estava na linha lateral e, claro como o dia, ouvi um dos pais do time adversário dizer, ‘Você pagaria para assistir a isso, não é?'.

Makin agora é presidente do Vulcans e já completa 30 anos trabalhando no clube. Além disso, também faz parte do departamento de recrutamento da academia do City. Em 2006, ele levou Foden a Platt Lane, a antiga academia jovem do City — e o resto é história.

Bola de Ouro para Foden?

“Não quero parecer tendencioso, mas apenas observe como ele está jogando e com quem está jogando”, disse seu ex-treinador, que acredita que, atualmente, o meia poderia “ser o que ele quisesse” no futebol, tamanho o seu talento.

— Onde isso vai parar? A Bola de Ouro? Sério, o que vem a seguir? Cada vez mais, você tem que pensar que ele seria um dos favoritos para os prêmios de jogador do ano – continuou Makin.

phil foden manchester city
(Foto: Icon Sport)

Na atual temporada, o meia tem sido um dos jogadores mais utilizados por Pep Guardiola. Ele foi titular em 92% do tempo que esteve em campo na Premier League, com 27 jogos, 11 gols e sete assistências.

Foden pelo Manchester City

  • 257 jogos
  • 78 gols
  • 51 assistências
  • 5x Premier League
  • 4x Copa da Liga
  • 2x FA Cup
  • 2x Community Shield
  • 1x Champions League
  • 1x Mundial de Clubes
  • 1x Supercopa da Uefa
Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]