O futebol inglês amanheceu de luto neste domingo (26). O histórico técnico e ex-jogador Terry Venables faleceu aos 80 anos. O profissional ficou marcado por comandar a Inglaterra na Eurocopa de 1996, além de ter tido passagens vitoriosas por Tottenham e Barcelona.
A notícia do falecimento de Venables foi dada pela Associação de Técnicos da Liga em nome da família. A entidade revelou que uma longa doença causou a morte do ex-treinador e pediu respeito aos familiares.
–Estamos totalmente arrasados com a perda de um marido e pai maravilhoso que faleceu pacificamente ontem após uma longa doença. Pedimos que seja dada privacidade neste momento triste–, destacou o comunicado.
Terry Venables teve passagem marcante pela Inglaterra na Eurocopa de 1996
Apesar de não ter terminado em título, a campanha da Inglaterra na Eurocopa de 1996 é uma das mais marcantes da história da seleção. A equipe jogava em casa e foi eliminada pela Alemanha, na semifinal. Terry Venables foi o responsável por comandar aquele time repleto de estrelas.
Seu trabalho foi considerado muito bom. Ele treinou a Inglaterra entre 1994 e 1996. No período, o English Team praticou um futebol vistoso e que encheu os olhos da torcida. Foi nessa Euro, inclusive, que surgiu o verso “It’s coming home”, que diz que o futebol está voltando para casa, cantado até hoje nos estádios ingleses.
A Inglaterra de Terry Venables tinha nomes como Paul Gascoigne, Gary Neville e Alan Shearer. A equipe terminou a competição com duas vitórias e três empates. A seleção foi eliminada de forma invicta, já que perdeu nos pênaltis contra a Alemanha. Em uma antiga entrevista ao “The Athletic”, o treinador relembrou a marcante campanha.
–O futebol que jogamos contra Holanda e Alemanha, foi incrível. A sensação que tivemos em Wembley foi linda. Vencemos a Holanda por 4-1, mas estivemos igualmente bem frente à Alemanha na semifinal. Fizemos tudo menos marcar o vencedor–, recordou.
We are deeply saddened to learn of the passing of Terry Venables at the age of 80.
Having won two senior caps as a player, Terry went onto manage the #ThreeLions between 1994 and 1996 – proudly leading us to the semi-finals of Euro 96.
Our thoughts and condolences are with… pic.twitter.com/e1zzUpCZCn
— England (@England) November 26, 2023
As passagens vitoriosas por Tottenham e Barcelona
Terry Venables começou sua carreira de treinador em 1976, no Crystal Palace. Pouco menos de dez anos depois, em 1984, ele partiu rumo à Espanha e fez história no Barcelona. O comandante conseguiu o título de La Liga, em 1984/85, além da Copa do Rey de 1986. Ele ainda levou o time culé ao vice-campeonato da Champions League de 1985/86, quando a equipe foi derrotada pelo Steaua Bucaresti.
Outro bom momento da carreira de Venables foi no Tottenham, entre 1987 e 1991. No clube londrino, conquistou a FA Cup de 1990/91 e foi o responsável por contratar os craques Gary Lineker e Paul Gascoigne. Lá, recebeu projeção para treinar a Inglaterra na sequência. O Tottenham se pronunciou nas redes sociais pelo falecimento e prepara homenagens ao ex-comandante no jogo deste domingo (26), contra o Aston Villa.
The Club is extremely saddened to learn of the passing of former player and manager Terry Venables.
Our deepest condolences are with Terry’s friends and family at this incredibly difficult time. In tribute, we shall hold a minute’s applause prior to kick-off and our players will… pic.twitter.com/ot67eolKJl
— Tottenham Hotspur (@SpursOfficial) November 26, 2023
Terry Venables ainda treinou QPR, Leeds, Middlesbrough e a seleção australiana. Como jogador entre os anos 1960 e 1970, era meio-campista e passou por Chelsea, Tottenham, QPR, Crystal Palace, St. Patrick’s Athletic e Canterbury Bankstown FC.