Ex-técnico da Inglaterra campeão por Tottenham e Barcelona morre aos 80 anos

5 minutos de leitura

O futebol inglês amanheceu de luto neste domingo (26). O histórico técnico e ex-jogador Terry Venables faleceu aos 80 anos. O profissional ficou marcado por comandar a Inglaterra na Eurocopa de 1996, além de ter tido passagens vitoriosas por Tottenham e Barcelona.

A notícia do falecimento de Venables foi dada pela Associação de Técnicos da Liga em nome da família. A entidade revelou que uma longa doença causou a morte do ex-treinador e pediu respeito aos familiares.

–Estamos totalmente arrasados ​​​​com a perda de um marido e pai maravilhoso que faleceu pacificamente ontem após uma longa doença. Pedimos que seja dada privacidade neste momento triste–, destacou o comunicado.

Terry Venables teve passagem marcante pela Inglaterra na Eurocopa de 1996

Apesar de não ter terminado em título, a campanha da Inglaterra na Eurocopa de 1996 é uma das mais marcantes da história da seleção. A equipe jogava em casa e foi eliminada pela Alemanha, na semifinal. Terry Venables foi o responsável por comandar aquele time repleto de estrelas.

Seu trabalho foi considerado muito bom. Ele treinou a Inglaterra entre 1994 e 1996. No período, o English Team praticou um futebol vistoso e que encheu os olhos da torcida. Foi nessa Euro, inclusive, que surgiu o verso “It’s coming home”, que diz que o futebol está voltando para casa, cantado até hoje nos estádios ingleses.

A Inglaterra de Terry Venables tinha nomes como Paul Gascoigne, Gary Neville e Alan Shearer. A equipe terminou a competição com duas vitórias e três empates. A seleção foi eliminada de forma invicta, já que perdeu nos pênaltis contra a Alemanha. Em uma antiga entrevista ao “The Athletic”, o treinador relembrou a marcante campanha.

–O futebol que jogamos contra Holanda e Alemanha, foi incrível. A sensação que tivemos em Wembley foi linda. Vencemos a Holanda por 4-1, mas estivemos igualmente bem frente à Alemanha na semifinal. Fizemos tudo menos marcar o vencedor–, recordou.

As passagens vitoriosas por Tottenham e Barcelona

Terry Venables começou sua carreira de treinador em 1976, no Crystal Palace. Pouco menos de dez anos depois, em 1984, ele partiu rumo à Espanha e fez história no Barcelona. O comandante conseguiu o título de La Liga, em 1984/85, além da Copa do Rey de 1986. Ele ainda levou o time culé ao vice-campeonato da Champions League de 1985/86, quando a equipe foi derrotada pelo Steaua Bucaresti.

Outro bom momento da carreira de Venables foi no Tottenham, entre 1987 e 1991. No clube londrino, conquistou a FA Cup de 1990/91 e foi o responsável por contratar os craques Gary Lineker e Paul Gascoigne. Lá, recebeu projeção para treinar a Inglaterra na sequência. O Tottenham se pronunciou nas redes sociais pelo falecimento e prepara homenagens ao ex-comandante no jogo deste domingo (26), contra o Aston Villa.

Terry Venables ainda treinou QPR, Leeds, Middlesbrough e a seleção australiana. Como jogador entre os anos 1960 e 1970, era meio-campista e passou por Chelsea, Tottenham, QPR, Crystal Palace, St. Patrick’s Athletic e Canterbury Bankstown FC.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.