Por que Tariq Lamptey é uma das sensações do Brighton nesta Premier League

Jogador revelado no Chelsea despertou interesse do Bayern

0
617
lamptey
Alex Livesey/Getty Images

Tariq Kwame Nii-Lante Lamptey é um dos principais destaques desse início de Premier League. O lateral-direito do Brighton Hove Albion tem chamado muita atenção pela velocidade e a presença no jogo ofensivo nas boas apresentações do clube do sul da Inglaterra.

Quem é Lamptey, destaque do Brighton?

Filho de pais ganeses, Tariq Lamptey nasceu em Hillingdon, na grande Londres, em 30 de setembro de 2000. Ele apareceu para nas categorias de base do Chelsea e jogou ao lado de Reece James, Mason Mount, Billy Gilmour, dentre outros. Nos Blues, ele foi não foi aproveitado e virou atleta do Brighton desde janeiro deste ano.

Lamptey pode atuar como um legítimo lateral, compondo a linha de quatro defensores e também como ala em um esquema com três zagueiros, como foi adotado técnico Graham Potter. Jogando na segunda linha, ele chega com facilidade na área adversária e produz muitas ações de perigo.

Leia mais: Werner, Ziyech e Chelsea de volta ao mercado, mas e a base?

Dos oito gols marcados pelo Brighton na Premier League, Lamptey tem participação direta em quatro. Foi uma assistência, uma pré-assistência e dois pênaltis sofridos, contra Newcastle e Manchester United, convertidos por Neal Maupay. Ele é o segundo na lista de quem mais sofreu penalidades máximas, atrás apenas de Jamie Vardy, com três.

Ele também conta com 76% de acerto de passes nos quatro jogos e tem média de 0.8 de passe-chave nas partidas, aqueles que quebram pelo menos uma linha de defesa adversária possibilitam chances de gol.

Além do ótimo desempenho ofensivo, o dono da camisa 2 do Brighton é também eficiente na outra metade do campo. Ele lidera o ranking de interceptações por jogo do time comandado por Graham Potter (2.3) e também tem média de 1.5 nos desarmes por partida.

Com passagens pelas seleções de base da Inglaterra e as boas atuações na Premier League, não será surpresa se Lamptey aparecer em convocações futuras de Gareth Southgate. A disputa é forte contra Trent Alexander-Arnold, Kyle Walker, Aaron Wan-Bissaka, Kieran Trippier, Reece James, entre outros.

Mas vale ficar de olhos abertos nele, que fez 20 anos no fim de setembro. Quem sabe, Southgate não dê como presente para ele uma convocação à seleção principal em um futuro não tão distante.

lamptey
Alex Livesey/Getty Images

Leia mais: Guia do Brighton na Premier League 2020/2021

Acompanhe a PL Brasil no YouTube!

  • CAMISAS MAIS BONITAS DA PREMIER LEAGUE 2020/21