Takumi Minamino, a mais nova barganha do Liverpool?

Um pouco de como o japonês do RB Salzburg pode acrescentar ao plantel de Klopp

0
572
Francesco Pecoraro Collection Getty Images Sport
Francesco Pecoraro Collection Getty Images Sport

O Liverpool acertou a contratação do atacante Takumi Minamino, do Red Bull Salzburg, de apenas 24 anos. Por tal fato, a torcida dos Reds tem motivos para se empolgar.

O japonês chega a Anfield, com a abertura da janela de inverno. Aliás, o valor da negociação seria algo próximo aos 7 milhões de libras, um custo baixo.

Acompanhe a PL Brasil no Youtube

  • E se o Southampton não tivesse vendido seus jogadores?
Leia mais: Söyüncü faz a torcida do Leicester esquecer Maguire

Minamino se trata de um jogador com virtudes muito valorizadas por Jürgen Klopp. Logo, parece ter sido moldado para o estilo de jogo intenso que o técnico é adepto.

minamino heatmap salzburg
Mapa de calor de Minamino contra o Genk (SofaScore)

O camisa 18 do RB Salzburg é muito veloz e aguerrido. Além disso, tem alta contribuição defensiva, como visto nos momentos nos quais o time tentava recuperar a posse nos confrontos diante dos Reds.

Aliás, Takumi é extremamente versátil, joga em todas as posições do ataque, e proporcionará ao treinador alemão uma opção de reposição com características muito mais próximas das de Roberto Firmino.

Leia mais: Rashford vive fase artilheira e se torna protagonista
Francesco Pecoraro Collection Getty Images Sport
Francesco Pecoraro Collection Getty Images Sport

As semelhanças entre o nipônico e o brasileiro são diversas. Além do esforço no momento defensivo, ambos possuem setores de atuação muito parecidos.

Se, no Liverpool, Firmino recua para abrir espaços para as infiltrações dos pontas muito agressivos, no RB Salzburg, Minamino já inicia atuando, muitas vezes, por trás de dois atacantes.

Mapa de calor de Firmino contra o Salzburg (SofaScore)
Mapa de calor de Firmino contra o Salzburg (SofaScore)

Ambos também não são goleadores de ofício, mas jogadores com um senso coletivo extremamente apurado que equilibram o número de assistências e gols. Analisando estatisticamente, antes de chegar a Anfield, Firmino possuía média de 0,55 participação direta em gol por jogo, no Hoffenheim. Agora, em sua passagem pela Áustria, Minanimo possui 0,54.

Leia mais: Todd Cantwell, joia do Norwich vem fazendo temporada de gente grande

Sem dúvida, a Premier League é um campeonato que acentua as questões de adaptação dos estrangeiros. No entanto é nítido que a contratação do japonês possui muito mais prós que contras.

Com um valor baixo por um perfil muito familiar e necessário ao time, Takumi Minamino dá toda a pinta de ser mais um dos belos negócios de Michael Edwards.