Arsenal em 9º, City fora da Champions… A loucura da tabela da Premier League em gols esperados (xG)

A Premier League de 2023/24 já tem oito rodadas e ainda conta com dois invictos: Tottenham e Arsenal, que dividem a liderança. No entanto, uma outra métrica além dos pontos pode formar uma tabela totalmente diferente, com Everton no top-3 e Manchester City fora da classificação para a Champions League.

Os gols esperados (xG) são uma métrica avançada nos dados do futebol que medem, a grosso modo, o quanto era esperado de uma finalização virar gol, e dão um resultado final de 0 a 1 – ou seja, com xG de 0,9, por exemplo, trata-se muito provavelmente de uma finalização de muito perto e com gol aberto, um lance claro que, nas condições normais, deveria ser gol.

Usando essa métrica, a tabela da Premier League seria completamente diferente e com muitas surpresas: incluindo o vice-líder Arsenal caindo para 9º e o Everton, atual 16º, subindo para a 3ª posição.

As maiores “injustiças” da Premier League

Segundo dados do Wyscout, plataforma de estatísticas e scouting, o Liverpool seria o líder da Premier League levando em consideração apenas os gols esperados — um salto não tão grande, dado o seu 4º lugar na tabela.

O Brighton, por sua vez, uma potência ofensiva desde a última temporada, pularia de 6º para a vice-liderança. Mas a maior surpresa é o Everton: perigando contra o rebaixamento, o time marcou apenas nove gols, mas era esperado que marcasse mais de 17.

calvert-lewin everton
(Foto: Icon sport)

A efeito de comparação, o Manchester City tem 17 gols marcados na competição até o momento, mesmo com xG de 16,66 — que o colocaria na 5º posição do ranking. O líder Tottenham cairia para a 4ª posição.

O Chelsea também teria um grande salto: sairia da 11ª posição para beliscar uma vaga em competição europeia na 6ª. Inclusive, já falamos sobre o “fenômeno” que ocorre com o time de Pochettino e como as estatísticas mostram que os Blues estão no caminho certo.

Tabela da Premier League em gols esperados e sua posição atual na tabela

  1. Liverpool (4º na tabela real)
  2. Brighton (6º)
  3. Everton (16º)
  4. Tottenham (1º)
  5. Manchester City (3º)
  6. Chelsea (11º)
  7. Aston Villa (5º)
  8. Newcastle (8º)
  9. Arsenal (2º)
  10. Brentford (15º)
  11. Manchester United (11º)
  12. West Ham (7º)
  13. Luton Town (17º)
  14. Fulham (12º)
  15. Bournemoth (19º)
  16. Crystal Palace (9º)
  17. Wolverhampton (14º)
  18. Nottingham Forest (13º)
  19. Burnley (18º)
  20. Sheffield United (20º)

As maiores quedas

Quem está performando acima das expectativas, pelo menos no que diz respeito à pontaria, é o Newcastle. Apesar de se manter em 8º, os Magpies marcaram 20 gols, mas era esperado que balançassem as redes “apenas” 16 vezes.

O próprio Brighton, dono do melhor ataque da Premier League, também tem superado expectativas. O time de Roberto De Zerbi tem 21 gols, mas “apenas” 18,13 de xG — ou seja, marcaram cerca de três gols a mais do que o esperado.

De Zerbi, técnico do Brighton Premier League
De Zerbi, técnico do Brighton (Foto: Icon Sport)

A diferença é a mesma do Aston Villa, que marcou 19 vezes e tem xG de 16,19.

O Arsenal, invicto, com 20 pontos em oito jogos, é quem teve a maior queda na tabela. No entanto, pode parecer muito pior do que é: os Gunners marcaram 16 gols, mas era esperado que marcasse pouco mais de 15 — ou seja, não é uma diferença significativa.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]