A Premier League de 2023/24 já tem oito rodadas e ainda conta com dois invictos: Tottenham e Arsenal, que dividem a liderança. No entanto, uma outra métrica além dos pontos pode formar uma tabela totalmente diferente, com Everton no top-3 e Manchester City fora da classificação para a Champions League.
Os gols esperados (xG) são uma métrica avançada nos dados do futebol que medem, a grosso modo, o quanto era esperado de uma finalização virar gol, e dão um resultado final de 0 a 1 – ou seja, com xG de 0,9, por exemplo, trata-se muito provavelmente de uma finalização de muito perto e com gol aberto, um lance claro que, nas condições normais, deveria ser gol.
Usando essa métrica, a tabela da Premier League seria completamente diferente e com muitas surpresas: incluindo o vice-líder Arsenal caindo para 9º e o Everton, atual 16º, subindo para a 3ª posição.
As maiores “injustiças” da Premier League
Segundo dados do Wyscout, plataforma de estatísticas e scouting, o Liverpool seria o líder da Premier League levando em consideração apenas os gols esperados — um salto não tão grande, dado o seu 4º lugar na tabela.
O Brighton, por sua vez, uma potência ofensiva desde a última temporada, pularia de 6º para a vice-liderança. Mas a maior surpresa é o Everton: perigando contra o rebaixamento, o time marcou apenas nove gols, mas era esperado que marcasse mais de 17.
A efeito de comparação, o Manchester City tem 17 gols marcados na competição até o momento, mesmo com xG de 16,66 — que o colocaria na 5º posição do ranking. O líder Tottenham cairia para a 4ª posição.
O Chelsea também teria um grande salto: sairia da 11ª posição para beliscar uma vaga em competição europeia na 6ª. Inclusive, já falamos sobre o “fenômeno” que ocorre com o time de Pochettino e como as estatísticas mostram que os Blues estão no caminho certo.
Tabela da Premier League em gols esperados e sua posição atual na tabela
- Liverpool (4º na tabela real)
- Brighton (6º)
- Everton (16º)
- Tottenham (1º)
- Manchester City (3º)
- Chelsea (11º)
- Aston Villa (5º)
- Newcastle (8º)
- Arsenal (2º)
- Brentford (15º)
- Manchester United (11º)
- West Ham (7º)
- Luton Town (17º)
- Fulham (12º)
- Bournemoth (19º)
- Crystal Palace (9º)
- Wolverhampton (14º)
- Nottingham Forest (13º)
- Burnley (18º)
- Sheffield United (20º)
As maiores quedas
Quem está performando acima das expectativas, pelo menos no que diz respeito à pontaria, é o Newcastle. Apesar de se manter em 8º, os Magpies marcaram 20 gols, mas era esperado que balançassem as redes “apenas” 16 vezes.
O próprio Brighton, dono do melhor ataque da Premier League, também tem superado expectativas. O time de Roberto De Zerbi tem 21 gols, mas “apenas” 18,13 de xG — ou seja, marcaram cerca de três gols a mais do que o esperado.
A diferença é a mesma do Aston Villa, que marcou 19 vezes e tem xG de 16,19.
O Arsenal, invicto, com 20 pontos em oito jogos, é quem teve a maior queda na tabela. No entanto, pode parecer muito pior do que é: os Gunners marcaram 16 gols, mas era esperado que marcasse pouco mais de 15 — ou seja, não é uma diferença significativa.