Supercopa da Itália: relembre última decisão entre Inter x Juventus

Supercopa da Itália: relembre última decisão entre Inter x Juventus
Foto: (Reprodução: Sky Sports Italia)

Antes de mais nada, a Inter enfrentará a Juventus na final da Supercopa Italiana nesta quarta-feira (12), às 17h (horário de Brasília), no San Siro, esta é a primeira vez que as equipes se encontram nesta competição desde 2005.

Em suma, essa foi a primeira e única vez que as duas equipes se encontraram na decisão da Supercopa da Itália. Um dado curioso, visto que Inter x Juventus são equipes que historicamente protagonizam o futebol italiano ao lado do Milan.

A saber, os Bianconeri chegaram à competição pois haviam conquistado o título da liga 2004/05 – que mais tarde foi destituído devido ao Calciopoli – já os Nerazzurri levaram a Copa da Itália.

Primordialmente, a decisão ocorreu no antigo Estádio delle Alpi, em Turim. À época, o técnico da Juventus, Fabio Capello, buscava seu quarto título na competição, enquanto Roberto Mancini, da Inter, buscava o primeiro.

Relembre como foi a única decisão de Supercopa entre os times

As equipes entraram em campo da seguinte forma:

Juventus (4-4-2): Chimenti; Zebina, Kovac, Cannavaro, Zambrotta; Camoranesi, Vieira, Emerson, Nedved; Ibrahimovic, Trezeguet.

Inter (4-4-2): Toldo; Zé Maria, Córdoba, Materazzi, Favalli; Zanetti, Veron, Cambiasso, Stankovic; Adriano, Obafemi Martins.

A Internazionale abriu o placar com Adriano, todavia o gol foi anulado: o árbitro aplicou falta do brasileiro na jogada. A Juventus também teve gol anulado na primeira etapa, com Trezeguet marcando após um passe de Ibrahimovic, mas o juiz anulou o tento por impedimento – lance muito contestado até hoje.

Durante o segundo tempo, Toldo salvou a Internazionale em diversas oportunidades, fazendo várias defesas. Por outro lado, a Beneamata também assustou por diversas vezes Chimenti, que por sua vez, assim como Toldo, salvou a sua equipe forçando a partida a ir para a prorrogação.

Finalmente, o gol que daria o título à Internazionale saiu aos 6 minutos do primeiro tempo da prorrogação. Adriano achou um lindo passe para Veron, que chutou firme para o gol e colocou a equipe de Milão em vantagem, assegurando, à época, o segundo título na competição.

Na tarde desta quarta-feira, a Juventus busca vingar o título fora de casa, como a Inter fez em 2005, já os Nerazzuri buscam repetir a história 16 anos depois.

Allegri quebra recorde

Quando a bola rolar no San Siro, Massimiliano Allegri estará à beira do campo numa decisão de Supercopa Italiana pela sétima vez. Estabelecendo um novo recorde, superando as seis finais de Marcello Lippi. 

Artigo anteriorRaio-X entre Stuttgart e RB Leipzig
Próximo artigoO chefe Mowbray apoia a equipe do Blackburn Rovers
O jornalismo foi um caminho natural na minha vida. Sempre apaixonado por esportes, principalmente o futebol – independente da liga -, busquei aliar esse amor com outro: a escrita. Já fui redator em dois sites esportivos, cobri Copa São Paulo, Campeonato Brasileiro, Estadual, Calcio, NBB e outros torneios. Hoje tenho prazer em escrever sobre a liga que mais amo e que acompanho desde 2008: a Premier League.