Por que o Sunderland vai mudar o escudo temporariamente

5 minutos de leitura

O Sunderland, tradicional clube inglês, vai utilizar o seu antigo escudo com uma mudança temporariamente. O motivo é um alerta muito importante sobre as mudanças climáticas.

O “novo” escudo irá estrear na partida dos Black Cats deste sábado (15), às 12h (horário de Brasília) contra o Coventry City, pela 38ª rodada da Championship, a segunda divisão inglesa.

Sunderland promove campanha sobre mudanças climáticas

O Sunderland usou até 1997 um escudo em que o nome da equipe aparecia entre um navio e listras vermelhas e brancas. Essa é uma referência à importante atividade portuária da cidade do Nordeste da Inglaterra.

Os Blacks Cats vão voltar a utilizar esse escudo, mas com uma mudança muito importante. As listras vermelhas e brancas, que simulam o oceano, vão cobrir uma parte do nome do clube.

Essa ação do clube faz parte da “Green Football Weekend” (Fim de Semana Verde do Futebol, na tradução para o português), uma campanha promovida na Inglaterra para alertar sobre os riscos e impactos das mudanças climáticas na sociedade.

As camisas usadas pelos jogadores no sábado também serão leiloadas para arrecadar fundos valiosos para a Green Football Initiative e os projetos de sustentabilidade da Foundation of Light — destacou o Sunderland em nota.

Os torcedores poderão adquirir as camisas com o brasão e o clube vai fornecer descontos exclusivos para quem for até as lojas oficiais doarem uniformes ou chuteiras antigas.

Segundo o clube, desde 1880, a média do nível global do mar subiu entre 21 e 24 centímetros. As previsões estimulam que partes do litoral inglês vão ficar submersos até 2050.

— A temperatura mais alta em qualquer ano desde 1850 foi registrada em 2024 (Met Office) e a velocidade com que a temperatura está aumentando está tendo impactos devastadores em nosso planeta, incluindo ondas de calor, inundações, secas, incêndios florestais, aumento do nível do mar e riscos à saúde — acrescentou o Sunderland no site oficial do clube.

No levantamento, os Black Cats destacam que 120 mil partidas são canceladas a cada ano devido a inundações e, em 25 anos, a previsão é que um quarto dos estádios serão inundados anualmente.

O clube também relembra dos estragos da tempestade Babet de 2023, que causaram danos estruturais significativos na cidade e são sentidos até hoje. O Roker Pier, famoso ponto turístico de Sunderland, continua fechado para visitação por conta das enchentes de dois anos atrás.

Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.