‘Agoniante’, ‘coração partido’: o vacilo do Sunderland que adiou volta à Premier League

5 minutos de leitura
Luton
16/05/23 - 16:00

Finalizado

2

-

0

Sunderland

Luton - Sunderland

England Championship - Kenilworth Road

2° Turno

Não foi dessa vez que o Sunderland voltou à Premier League. O clube hexacampeão inglês perdeu por 2 a 0 para o Luton Town nesta terça-feira (16) e, após ter vencido o primeiro jogo por 2 a 1, acabou eliminado na semifinal dos playoffs da Championship.

Gabriel Osho, logo aos 10 minutos, e Tom Lockyer, ainda no primeiro tempo, decretaram a vitória do Luton em Kenilwhorth Road. Na partida de ida, no Stadium of Light, o Sunderland já tinha vencido de virada.

O site “Sunderland Echo” lamentou a derrota e tratou o resultado como “agoniante” e “coração partido”.

De qualquer forma, o resultado não é uma zebra: o Sunderland se classificou em sexto lugar, ficando com a última vaga nos playoffs. Já o Luton foi o terceiro colocado, e quem chegou mais perto de roubar o acesso direto conquistado por Sheffield United e Burnley.

A saga do Sunderland

Esse foi o momento em que os Black Cats chegaram mais perto de voltar à elite depois do rebaixamento, na temporada 2016/17. Na temporada seguinte, o clube acabou na lanterna da Championship e caiu para a League One, a terceira divisão. E não conseguiu voltar imediatamente.

A temporada de rebaixamento na Championship e a primeira na League One foram objeto do documentário “Sunderland Till I Die”, produzido pela Netflix. O documentário parou na segunda temporada.

O clube demorou três anos para conquistar o acesso, que veio em 2021/22. E, logo na primeira temporada de volta à Championship, já teve a chance de brigar pelo acesso para a primeira divisão. Mas os torcedores do norte da Inglaterra terão que esperar ao menos mais uma temporada.

O Sunderland é um dos times mais tradicionais do futebol britânico. Os Black Cats venceram seis vezes o Campeonato Inglês, embora a última tenha sido na década de 30. Também ganhou das Copas da Inglaterra e protagoniza um dos maiores clássicos do país, contra o Newcastle.

Luton Town vai a Wembley

Do outro lado, o Luton Town consolidou seu favoritismo para garantir a vaga em Wembley, onde disputará a terceira vaga na Premier League 2023/24.

O time do sul da Inglaterra também tem uma história curiosa: foi rebaixado da primeira divisão em 1992, na última temporada antes da criação da Premier League, e estava na quinta divisão do futebol britânico há nove anos.

O clube chegou à Championship em 2019/20 e está na segunda temporada seguida brigando pelo acesso. O Luton aguarda o vencedor de Middlesbrough x Conventry City, marcado para esta quarta (17) às 16h (horário de Brasília) — o primeiro jogo foi 0 a 0. A final do playoff está marcada para sábado (27), em Wembley, às 12h45.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista formado pela ECA-USP, campineiro e repórter na PL Brasil. Passagens por EL PAÍS, Revista Veja e Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]