Com gol de reforço do Arsenal, Suécia vira sobre a África do Sul em estreia na Copa do Mundo feminina

4 minutos de leitura

Suécia (F)
23/07/23 - 02:00

Finalizado

2

-

1

África do Sul (F)

Suécia (F) - África do Sul (F)

Women's Copa do Mundo - Westpac Stadium

1° Turno

A Suécia venceu a África do Sul por 2 a 1 na madrugada deste domingo (23) pela primeira rodada do Grupo G da Copa do Mundo feminina. A seleção sul-africana abriu o placar e conseguia neutralizar o favoritismo sueco, mas sofreu a virada com gol aos 44 minutos do segundo tempo.

O gol da África do Sul foi marcado por Magaia aos dois minutos da segunda etapa. A Suécia sentiu o baque e passou alguns minutos com bastante dificuldade para voltar ao jogo. Aos 19, porém, uma bobeada da sul-africana Ramalepe, após cruzamento pelo lado direito do ataque sueco, fez a bola desviar em Rolfo e ir para o fundo das redes.

A virada da seleção sueca veio perto do fim da partida. Após escanteio, a zagueira Ilestedt, reforço do Arsenal para a próxima temporada, cabeceou e garantiu a vitória por 2 a 1.

Vitória sem brilho

A Suécia era favorita contra a África do Sul, mas, apesar da vitória, não conseguiu brilhar. O time europeu encontrou um adversário bem postado e teve dificuldade para criar.

A seleção sul-africana levou perigo em contra-ataques e teve superioridade no confronto após conseguir abrir o placar. Parecia que a primeira vitória em Copas do Mundo poderia acontecer nesta madrugada, mas a Suécia, que foi ao ataque, conseguiu achar dois gols, apesar de estar pouco inspirada.

Atacante se lesiona durante gol e é substituída

A atacante Hildah Magaia abriu o placar para a África do Sul logo no começo do segundo tempo, aos dois minutos, com bobeira da zaga sueca.

Após lançamento vindo do campo de defesa, ninguém cortou e Kgatlana conseguiu dominar e finalizar. A goleira Musovic deu rebote e Magaia entrou com bola e tudo. No lance, a camisa 8 da África do Sul caiu, bateu o braço em uma das hastes que sustentam as traves e se machucou.

A jogadora mal pôde comemorar o gol. Ela ficou deitada aguardando o atendimento médico. Tentou voltar para a partida, mas poucos minutos depois, aos 11 da segunda etapa, foi substituída por Salgado. Saiu emocionada e foi aplaudida até pela torcida adversária.

Copa do Mundo feminina Suécia x África do Sul
Magaia entrou com bola e tudo ao fazer o gol da África do Sul sobre a Suécia na Copa do Mundo feminina (Foto: Iconsport)

Primeiro ponto da África do Sul em Copas esteve perto

A África do Sul está na segunda disputa de Copa do Mundo feminina da história do país. A estreia foi na edição passada, em 2019, e a equipe foi eliminada na fase de grupos com três derrotas. Se conseguisse ao menos o empate neste domingo, teria conquistado o primeiro ponto em Mundiais.

O gol de Magaia, que poderia garantir a pontuação, foi o primeiro de um país africano nesta edição — Zâmbia e Nigéria não marcaram na primeira rodada; Marrocos ainda não estreou.

Quebra de ‘tabu’ nesta edição da Copa

O duelo entre Suécia e África do Sul foi o 10º jogo da atual edição da Copa do Mundo feminina. O confronto quebrou uma marca curiosa: foi o primeiro em que ambas as equipes fizeram gols. Nos outros nove jogos disputados até aqui, sempre um dos times saiu zerado no placar.

Próximos jogos do Grupo G na Copa do Mundo

A África do Sul volta a campo para a segunda rodada do Grupo G da Copa do Mundo na próxima quinta-feira (27), às 21h, contra a Argentina. A Suécia encara a Itália no sábado que vem (29), às 4h30.

A última rodada da fase de grupos tem os dois jogos simultâneos. No dia 2 de agosto, às 4h, teremos: Argentina x Suécia e África do Sul x Itália.

Tabela do Grupo G

Com a vitória sobre a África do Sul, a Suécia larga na frente no Grupo G da Copa do Mundo. Os outros dois integrantes, Itália e Argentina, vão se enfrentar na segunda-feira (24), às 3h.

Veja como está a tabela de classificação do Grupo G:

Suécia – 3 pontos – 1 partida – Saldo de gol (1)
África do Sul – 0 ponto – 1 partida – Saldo de gol (-1)
Argentina – 0 ponto – 0 partida – Saldo de gol (0)
Itália – 0 ponto – 0 partida – Saldo de gol (0)

Daniel Servidio
Daniel Servidio