Por que o sucesso de Haaland é um ‘desastre’ na Noruega

4 minutos de leitura

Com 52 gols em 53 jogos e a inédita tríplice coroa no Manchester City, não é exagero dizer que Haaland teve uma primeira temporada perfeita na Inglaterra. Algo que poderia ser motivo de orgulho na Noruega, sua terra natal, que nunca teve jogadores candidatos a melhor do mundo.

No entanto, não é bem assim que acontece. Ao menos de acordo com a apuração do jornal inglês “Daily Mirror”, que mandou recentemente um jornalista para Oslo, capital norueguesa, para saber mais sobre a vida da estrela do esporte.

O que o repórter Craig Hope descobriu foi que o jogador está longe de ser exaltado em seu país. “Não há um vestígio sequer da estrela do Manchester City na cidade“, escreveu.

“Os grandes posters não fazem parte da nossa cultura. Somos socialistas”

Não há outdoors, murais ou anúncios que façam referência a Haaland na cidade. Até mesmo a Nike, que assinou em março o segundo maior contrato publicitário do mundo do futebol com o atacante, escolhe estampar jogadoras do futebol feminino ao invés do jogador na vitrine de sua loja na cidade.

Embora os noruegueses saibam quem é Haaland, segundo o repórter, “o país ainda não abraçou seu maior esportista e está aprendendo a lidar com a sua ascensão“.

O inglês entrevistou um jornalista do tabloide norueguês “Verdens Gang” Mats Arntzen para entender o motivo pelo qual a Noruega ainda não idolatra Haaland da forma que muitas outras nacionalidades já o fazem.

Não estamos acostumados a ter um superstar. Os grandes posters não fazem parte da nossa cultura. Nós somos socialistas. É meio que um desastre quando de repente temos essa estrela — disse o jornalista norueguês.

Além disso, Haaland também é criticado por uma parte da população norueguesa por motivos políticos. As críticas estão relacionadas à sua relação com os donos do City, que são dos Emirados Árabes Unidos e acusados de usarem o clube para “sportswashing”. O atacante também é desaprovado por ter um jatinho individual, o que iria contra o meio ambiente, além de alguns acordos de patrocínio.

É de se ressaltar que Haaland não possui ligações profundas com Oslo. O atacante nasceu em Leeds, onde o pai jogava na época, e passou a infância em Bryne, que fica do outro lado da Noruega em comparação a Oslo — são 557 quilômetros de distância.

A ostentação de Haaland

Embora não seja adorado na cidade, Haaland escolheu comprar um imóvel na capital do seu país. O atacante gastou 2,6 milhões de libras (R$ 16 milhões) para comprar um apartamento de luxo no bairro mais rico de Oslo.

É lá que Haaland foi relaxar após as animadas comemorações do título da Champions League. É lá também que o atacante está antes da partida entre Noruega x Escócia, marcada para o sábado (17), às 13h (horário de Brasília), pelas Eliminatórias da Eurocopa.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista nascido em Campinas, morador de São Paulo e formado pela ECA-USP. Subcoordenador da PL Brasil desde 2023. Cobri Copa América, Copa do Mundo e Olimpíadas no EL PAÍS, eleições nacionais na Revista Veja e fui editor de conteúdo nas redes sociais do Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]