Dezembro está sendo um mês decisivo para o técnico Erik ten Hag. O holandês enfrenta um péssimo momento no comando do Manchester United, tanto dentro como fora de campo. O treinador está pressionado pela fase da equipe e, caso não consiga dar um fim nos resultados ruins, pode deixar o comando técnico do clube.
Embora os Red Devils estejam brigando na parte de cima da tabela da Premier League, o time está longe da disputa do título e não vem apresentando um bom rendimento em campo. A situação na Champions League é pior e o clube corre o risco de encerrar a fase de grupos em último lugar.
O Manchester United tem onze derrotas em 22 jogos na temporada 2023/2024, sendo o pior início desde 1973/1974, quando o time foi rebaixado. A imprensa local também apontou o clima ruim entre jogadores e ten Hag, além do clube banir quatro jornais das coletivas.
Ten Hag enfrenta uma sequência complicada no mês de dezembro, que iniciou com derrota para o Newcastle na Premier League, mas conseguiu a recuperação e venceu o Chelsea na competição nacional. Além disso, o treinador terá partidas pelo Campeonato Inglês contra Liverpool, West Ham e Aston Villa, sendo times da primeira metade da tabela. Na Champions League, precisa vencer o Bayern de Munique na última rodada e torcer pelo empate entre Copenhague e Galatasaray para se classificar para as oitavas de final.
Enquanto enfrenta o momento conturbado, o jornal britânico “The Mirror” apontou cinco nomes que podem assumir o comando técnico do Manchester United em uma possível demissão de ten Hag.
5 substitutos para Ten Hag no Manchester United
Zinedine Zidane
Zidane está sem clube desde que deixou o Real Madrid em 2021, chamando a atenção pela passagem vitoriosa como treinador. Os destaques vão para o bicampeonato de La Liga e o tricampeonato de forma consecutiva da Champions League.
O ídolo francês já foi especulado em outros clubes e concedeu entrevista recentemente para a revista “GQ”, comentando sobre o retorno ao futebol. “Sinto-me revigorado agora. Não há nada melhor do que conversar com um jogador antes de uma partida. Preciso disso”, revelou. No entanto, acrescentou que teria dificuldades para residir na Inglaterra por questões linguísticas.
Roberto De Zerbi
De Zerbi chegou ao Brighton em setembro de 2022 e, desde então, vem chamando a atenção pelo excelente trabalho. Logo no primeiro ano, levou os Seagulls para a Europa League, além da boa campanha na estreia do torneio continental e com vaga garantida no mata-mata.
O técnico italiano tem sido monitorado por outros clubes, podendo assumir o Real Madrid. Segundo o jornalista Dean Jones, o treinador é considerado o nome ideal para substituir Pep Guardiola no Manchester City.
De Zerbi é um nome que agrada os torcedores do Manchester United. No entanto, o clube precisaria desembolsar o valor da taxa da rescisão contratual para conseguir a liberação do Brighton.
Julian Nagelsmann
O futuro de Julian Nagelsmann é incerto. O treinador está no comando da Alemanha, mas com um cargo interino, visto que o vínculo é válido até a final da Eurocopa 2024, com a seleção buscando o título em casa.
Nagelsmann ganhou destaque no cenário pelo trabalho no comando do RB Leipzig e chegou ao Bayern de Munique. Mesmo com o título da Bundesliga encaminhado e com o time ainda na Champions League, foi demitido do comando técnico. No entanto, é considerado um dos favoritos para assumir o Manchester United.
Graham Potter
Segundo o site “The Mirror”, outro nome sugerido para comandar os Red Devils é Graham Potter. Destaque com o Brighton, chegou ao Chelsea na última temporada, mas não resistiu ao desempenho ruim da equipe e foi demitido em abril de 2023.
Sir Jim Ratcliffe, que está prestes de concluir a compra de 25% do clube, é fã do trabalho de Potter e tentou levar o treinador para o Nice. Agora, pode voltar a negociar com o inglês para o comando do Manchester United.
Michael Carrick
O ídolo do Manchester United trabalhou no comando técnico da equipe ao lado de José Mourinho e Ole Gunnar Solskjaer. Além disso, chamou a atenção pela passagem como treinador interino do clube.
Carrick deixou os Red Devils com a chegada de Ralf Ragnick e assumiu o Middlesbrough, tirando a equipe da briga contra o rebaixamento e levando aos playoffs da Championship na temporada 2022/2023. No entanto, o desempenho em 2023/2024 está abaixo do esperado, com o time ocupando apenas a metade da tabela de classificação.