Stuani completa 5 anos no Girona

Cinco anos de Cristhian Stuani! O atacante uruguaio que chegou em 21 de julho de 2017, foi o artilheiro da Segunda Divisão em duas temporadas e se tornou o maior artilheiro (106) da história do clube. Sua marca recente e a mais importante foi a conquista da promoção à Primeira Divisão Espanhola. Dessa forma, longe de ser “atoa” o carinho que os torcedores têm por ele, sendo que até uma estátua em sua homenagem foi pedida ao prefeito de Girona.

Assim sendo, desde que chegou ao Girona, o jogador vem se descobrindo na artilharia. O fato é que foram 178 jogos realizados e, incrivelmente, 160 gols marcados. Números que o fez ser o jogador que mais marcou gols na história do clube.

Números de Stuani

Sua primeira aparição no Espanhol pelo Girona (2017-18) foi até expressiva. Autor de 21 gols, Stuani terminou em quinto no ranking de artilheiros da La Liga, atrás de Iago Aspas (22), Luis Suárez (25), Cristiano Ronaldo (26) e Leo Messi (34). Naquele ano, a equipe liderada pelo técnico Pablo Machín, conseguiu se manter na 10ª posição.

Rebaixamento para a Segunda Divisão em 2018-19

Contudo, na temporada seguinte (2018/19), Stuani marcou 22 gols entre a Liga, Copa del Rey e Supercopa de Catalunha, dando ainda ao Girona um título com uma vitória contra o Barcelona em Sabadell (0-1). Porém, mal sabiam que isso viria a ser um pesadelo. Pois, a equipe rojiblanco liderada por Eusebio Sacristán acabou sendo rebaixada.

No entanto, após o Girona ser rebaixado para a Segunda Divisão, Stuani recebeu diversas ofertas para deixar o clube. Apesar disso, o uruguaio recusou todas as propostas, a fim de levar o Gironistesco à elite espanhola. Era mais que um desafio coletivo, ele tratou como dever pessoal.

Temporada 2019/20

O fato a ser exposto é que essa temporada fez Stuani superar todos os recordes na carreira. Nem mesmo os revezamentos feitos no banco com Juan Carlos Unzué, Pep Lluís Martí e Francisco Rodríguez fez com que ele se abalasse. Stuani fez um recorde com um total de 31 gols. Se tornando o artilheiro da Segunda Divisão de 2019/20. Na circunstância, o Girona acabou perdendo nos play-offs e terminou na 5ª colocação, não conseguindo o acesso.

Temporada 2020/21

Certamente essa temporada seria uma das mais dramáticas para Stuani. Ele sofreu com problemas físicos e não conseguiu ajudar o Girona tanto quanto gostaria. Entretanto, se recuperou e jogou 29 jogos, marcando 10 gols. Porém, mais uma vez o time espanhol chegou a final pelos play-offs e perdeu, terminando novamente na 5ª posição, sem conseguir a promoção.

Promoção à Primeira Divisão em 2021/22

Em suma, essa foi a temporada de ouro. O tempero primordial foi a chegada do técnico Míchel Sánchez. Com ele, Stuani conseguiu se desvendar. Não só foi novamente o artilheiro da Segunda com 24 gols, como chegou aos 100 gols pelo Girona.

Dessa maneira, sem dúvidas, o ponto mais alto alcançado foi o acesso à Primeira Divisão com uma vitória na final do play-off diante do Tenerife (1-3). Como de costume, Stuani foi o responsável por sacramentar a vitória com um gol de pênalti aos 42 do segundo tempo.

“Isso é muito especial. Uma luta constante de toda a equipe e de todos vocês, que nos acompanharam ao longo desse tempo. Não sabíamos se isso aconteceria, mas lutamos todos os dias para conseguir. Esses jogadores ganharam e merecem tudo. Quero agradecer a todos pelo apoio. Estamos orgulhosos de celebrar a promoção. É inesquecível. Sabemos sonhar e sabemos lutar por esse escudo com todas as nossas forças para alcançá-lo. Somos de primeira classe!” Disse stuani.

Portanto, a Promoção demorou um pouco mais que o esperado, três anos. Todavia, o tempo de colheita chegou e agora todos podem usufruir da maior categoria futebolística espanhola. Stuani que usa a braçadeira de capitão, foi e consequentemente continuará sendo um dos pilares do plantel.