Nesta quinta-feira (11), o Aston Villa anunciou oficialmente a contratação de Steven Gerrard para o cargo de técnico. Após sua passagem vitoriosa pelo Rangers, Gerrard chamou a atenção de alguns clubes ingleses. Assim, com a demissão de Dean Smith no último domingo (7), a diretoria optou por trazer o ídolo do Liverpool em busca de objetivos ambiciosos. Confira os detalhes abaixo.
Steven Gerrard's first words as the new Head Coach of Aston Villa Football Club. 🗣️ pic.twitter.com/RwOQFqckU0
— Aston Villa (@AVFCOfficial) November 11, 2021
Aston Villa está em busca da Europa, mas Gerrard terá dificuldades
Dessa forma, com a chegada de Steven Gerrard, as ambições do clube são renovadas. Isso porque Dean Smith não conseguiu elevar o patamar da equipe, mesmo com os bons reforços que chegaram no início da temporada. Todavia, Dean teve alguns problemas enquanto esteve no Villa. O principal deles foi a questão das lesões.
Houve um período durante esta edição da Premier League onde os três reforços principais (Danny Ings, Emiliano Buendia e Leon Bailey) só haviam jogado juntos por 12 minutos. Assim, a parte do departamento médico do clube pode atrapalhar. No entanto, foi dito pela diretoria que Gerrard terá um bom aporte financeiro para a janela de janeiro. Além disso, enquanto esteve no Rangers, Gerrard ficou conhecido por ter dois times, revesando eles ao longo dos jogos.
🏴 🇵🇱 🇯🇲 🇦🇷 🏴 🇮🇪 🇿🇼 🇫🇮 🇳🇱
— Aston Villa (@AVFCOfficial) November 9, 2021
Calendário também deve atrapalhar Gerrard
Outro ponto importante para se destacar é como o elenco do Villa é qualificado. Entre os jogadores, há uma média de seis a oito convocados por Data FIFA. Tyrone Mings (Inglaterra), Martinez (Argentina), Matty Cash (Polônia), Nakamba (Zimbábue), Leon Bailey (Jamaica) e John McGinn (Escócia), sem contar com Buendia (Argentina), Douglas Luiz (Brasil) e Watkins (Inglaterra), que ficaram de fora da última convocação, geralmente são os convocados.
Portanto, a cada pausa para a Data FIFA, o Aston Villa deve perder esses jogadores, além de Trezeguet (Egito) e Traoré (Burkina Faso), que estão lesionados e não foram convocados por conta disso, e alguns jogadores da base, como Jacob Ramsey e Caleb Chukwuemeka, além de outras jovens promessas que devem ser chamadas em breve. Por fim, Gerrard deve dar atenção também à FA Cup, já que o torneio pode ser um caminho mais curto para chegar na Europa League ainda nesta temporada. Para isso, reforçar o elenco na próxima janela de transferências é essencial.
Aston Villa Football Club is delighted to announce the appointment of Steven Gerrard as our new Head Coach. 🟣
— Aston Villa (@AVFCOfficial) November 11, 2021
Tempo de contrato de Gerrard
Dessa forma, o contrato com Steven é de três anos e meio. Com sua chegada, a tendência é que o Villa passe a brigar na parte de cima da tabela. Christian Purslow, CEO do Villa, afirmou que o desempenho do Rangers sob comando de Gerrard teve grande influência na escolha do novo comandante.
Assim, além do título da Liga Escocesa, o desempenho regular na Europa League chamou a atenção dos donos. Portanto, Gerrard deve assumir a equipe ainda nesta Data FIFA. O próximo compromisso do Aston Villa é contra o Brighton, no Villa Park, no sábado (20), às 12h (horário de Brasília). Você pode conferir aqui, na Premier League Brasil, todos os detalhes sobre o duelo e sobre as duas equipes.
— Aston Villa (@AVFCOfficial) November 11, 2021