Stamford Bridge é um dos estádios mais famosos e antigos da Inglaterra e é a casa do Chelsea desde a fundação do clube em 1905.
Muito antes, o estádio havia sido inaugurado em 28 de abril de 1877 como arena esportiva. Durante os primeiros 27 anos de existência, o local era utilizado quase exclusivamente para a competições de atletismo organizadas pela London Athletic Club.
Em 1904, Stamford Bridge foi adquirido pelos irmãos Henry Ausgustus Mears e JR Mears. Eles realizaram obras para adaptar o estádio para um esporte que se apaixonaram: o futebol. A modalidade havia conquistado o norte da Inglaterra e estava crescendo rapidamente em Londres.
As obras foram projetadas pelo arquiteto escocês Archibald Leitch. Uma arquibancada de 120 metros de comprimento no lado leste foi construída para acomodar 5 mil torcedores, enquanto os outros lados formavam uma bacia aberta para os espectadores assistirem as partidas em pé. Ao todo, a capacidade era para 100 mil pessoas.
Inicialmente, Stamford Bridge foi oferecido ao Fulham. A proposta foi recusada e passou para um time recém fundado, o Chelsea.
O sucesso foi imediato com média de 60 mil pessoas no primeiro ano dos Blues em Stamford Bridge. O Chelsea também conseguiu o acesso para a primeira divisão da Football League — a antiga Premier League — e três finais da FA Cup entre 1920 e 1922.
Stamford Bridge #CFC #Chelsea #Blues #Stadiums pic.twitter.com/z8WCpYAoVC
— Football Memories (@footballmemorys) March 9, 2025
Por que o nome Stamford Bridge?
Esse nome é muito importante para a história inglesa, tendo sido o mesmo local em Yorkshire de uma batalha bem-sucedida contra os vikings em 1066, pouco antes da derrota pelos normandos na Batalha de Hastings.
Mas a escolha do nome para o estádio está ligada com os marcos locais. No século XVIII, havia um riacho chamado Stanford Breek entre Fulham Road e King's Road, que corria ao longo da rota que hoje é a atual linha ferroviária atrás do East Stand. Esse riacho descia até o Tâmisa, que percorre grande parte da capital inglesa.
O local onde o riacho cruza a Fulham Road é chamada Little Chelsea Bridge, mas originalmente era conhecida como Sanford Bridge, enquanto uma ponte sobre o riacho era denominada de Stanbridge.
O nome da ponte e do riacho se juntaram e assim surgiu o Stanford Bridge, que posteriormente mudou a grafia para Stamford Bridge. Assim, esse nome foi utilizado para o estádio próximo ao local, que hoje é a casa do Chelsea.
A ponte que atravessa a Fulham Road permanece no local até hoje e está perto da entrada principal do estádio dos Blues, o Stamford Gate.
📍 Stamford Bridge#CHEWOL pic.twitter.com/AzJxQld75m
— Premier League (@premierleague) January 20, 2025