Sport inclui cláusula que obriga Wolverhampton a inscrever Pedro Lima na Premier League

4 minutos de leitura

O Sport publicou na tarde desta terça-feira (17), em suas redes sociais, que acertou a venda de Pedro Lima ao Wolverhampton. O anúncio pegou todos de surpresa, já que o jogador estava praticamente certo no Chelsea.

Pedro Lima jogará a Premier League

Uma dúvida no acordo era sobre a possibilidade de Pedro Lima ser emprestado, já que o jogador não possui pontuação suficiente para jogar a Premier League.

O regulamento da Federação Inglesa de Futebol (FA) e da Premier League prevê a possibilidade de os clubes usarem até cinco jogadores que não cumpram os requisitos de pontuação, o que eles chamam de “slots”.

A PL Brasil apurou que o Sport incluiu a obrigação do Wolverhampton dedicar um desses slots a Pedro Lima no contrato.

A PL Brasil apurou que o Sport assegurou uma porcentagem em lucro futuro do jogador. O Sport espera que todos os atos relacionados ao negócio sejam resolvidos até 1º de julho. A partir de então, o clube vai divulgar todos os detalhes da negociação. O clube afirma que será o maior negócio já feito por um clube do Nordeste.

Na negociação com o Chelsea, o clube londrino iria emprestar Pedro Lima ao Strasbourg, clube francês que pertence a Todd Boehly, que também é dono dos Blues.

Pedro Lima comemora título pelo Sport. Foto: Icon Sport
Pedro Lima comemora título pelo Sport (Foto: Icon Sport)

Regras de pontuação da Premier League

São necessários pelo menos 15 pontos para jogar na Premier League. Os pontos são conquistados pelo jogador com base nos seguintes fatores, levando em conta os últimos 12 meses:

  • Número de jogos pela seleção de seu país;
  • Número de minutos jogados em competições nacionais;
  • Número de minutos jogados em competições internacionais;
  • Última posição do time do jogador em sua liga nacional;
  • Até onde o time do jogador avançou em competições internacionais;
  • Em qual nível está a liga do time do jogador.

No último critério, a FA separa as ligas em seis níveis, sendo o primeiro composto pelos campeonatos Inglês, Espanhol, Italiano, Alemão e Francês, e o segundo, pelas ligas de Portugal, Holanda, Bélgica, Turquia e a segunda divisão inglesa. 

O Campeonato Brasileiro está apenas no terceiro nível, enquanto a Série B — onde Pedro Lima jogou — está no sexto e último nível.

Ainda faltam três detalhes para a conclusão da transferência: ele fazer 18 anos (no dia 1º de julho), a realização de exames médicos e a assinatura do contrato com o Wolverhampton. Segundo o site “The Athletic”, o acordo é de cinco anos com opção de prorrogação por mais 12 meses.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.