Ex-técnico da Inglaterra, Gareth Southgate foi inocentado de um controverso esquema tributário e agora pode receber o título de cavaleiro na Lista de Honrarias de Ano Novo.
O técnico teria investido na Ingenious Media, empresa que se dedica a investimentos de capital de risco nos setores de cinema, televisão e entretenimento ao vivo no Reino Unido. Os acordos foram investigados por temores de que o esquema fosse um artifício para reduzir impostos.
O treinador, porém, foi liberado pela Receita Federal nas últimas semanas e o jornal britânico “The Sun”, que trouxe a notícia, ouviu de fontes que as pessoas estão falando sobre ele se tornar “Sir Gareth”.
Southgate, de 54 anos, deixou o cargo de técnico da Inglaterra em julho após levar a seleção a duas finais da Eurocopa e uma semifinal da Copa do Mundo em oito anos. Ele esteve à frente da seleção inglesa em 100 jogos. Foram 66 vitórias, 18 empates e 16 derrotas, resultando em um aproveitamento de 72%.
Havia planos de condecorá-lo caso a Inglaterra tivesse vencido a final da Eurocopa de 2020, contra a Itália, mas a ideia foi arquivada. Tradicionalmente, os ministros são extremamente cautelosos ao elaborar listas de honrarias.
Southgate ganhará título de “Sir”?
O título de “Cavaleiro” na Lista de Honrarias é diferente do título de “Cavaleiro” da Ordem do Império Britânico, em que grandes personalidades, como Lewis Hamilton, David Beckham, Paul McCartney, Elton John, Mick Jagger, Robert Plant, Rod Stewart, já foram condecorados.
O “Cavaleiro” na Lista de Honrarias é um título honorífico que pode ser conferido a indivíduos por suas contribuições em diversas áreas, como cultura, ciência ou serviço público. É uma honra mais geral que o registro de obrigações notáveis, mas não está necessariamente vinculado a uma ordem específica.