Gareth Southgate revelou nesta quinta-feira (6) a lista final dos 26 convocados da Inglaterra para a Eurocopa. O treinador realizou cortes surpreendentes de estrelas da Premier League e justificou as escolhas em entrevista coletiva.
Da pré-lista de 33 jogadores, sete ficaram fora para a disputa na Alemanha os seguintes nomes:
- James Trafford (Burnley)
- Jarrad Branthwaite (Everton)
- Jarell Quansah (Liverpool)
- Harry Maguire (Manchester United)
- Curtis Jones (Liverpool)
- James Maddison (Tottenham)
- Jack Grealish (Manchester City).
Por que Gareth Southgate cortou Maddison e Grealish da Inglaterra para a Eurocopa?
Como Maguire teve problemas físicos ocasionados por uma lesão na panturrilha, os cortes mais chamativos foram os de Jack Grealish e James Maddison. A dupla esteve presente no ciclo do English Team nos últimos anos e acabou preterida por nomes jovens, como Adam Warthon (Crystal Palace) e Anthony Gordon.
Southagte ponderou que muitas escolhas foram baseadas nos atuais momentos que vivem os jogadores. Grealish e Maddison se encaixam nesse recorte, apesar de oferecem boas características à equipe, como ponderou o treinador.
–Todos os jogadores receberam a notícia com muito respeito. Todos acreditam que deveriam estar presentes. Sentimos que outros jogadores tiveram temporadas mais fortes, especialmente nos últimos seis meses.
O comandante rasgou elogios aos dois e destacou como foi difícil tomar essa decisão. Para o técnico da Inglaterra, além de grandes jogadores, os atletas são boas pessoas.
–Madders (Maddison) e Jack (Grealish) nos dão algo diferente, então foi uma decisão difícil. Ambos os meninos são personagens fantásticos e ótimos companheiros de equipe.
Grealish e Maddison vivem 2024 complicado
Tanto Grealish quanto Maddison passaram por problemas físicos na temporada que os atrapalharam a atingir os melhores momentos. Principalmente, em 2024, a dupla teve dificuldades para estar em campo em alto nível.
Maddison em 2024
- 20 jogos
- 1 gol
- 5 assistências
O meia do Tottenham se pronunciou pelas redes sociais após o corte e se mostrou abatido. Apesar disso, admitiu que não vive sua melhor fase e que a escolha de Gareth Southgate tem fundamento.
–Devastado não é suficiente. Treinei bem e trabalhei duro durante toda a semana, mas para ser honesto comigo mesmo, minha forma pelo Tottenham ao voltar de lesão na segunda metade da temporada provavelmente não estava nos níveis que eu havia definido.
Grealish em 2024
- 15 jogos
- 0 gol
- 2 assistências
A Inglaterra de Gareth Southgate estreia na Eurocopa no próximo domingo (16), contra Sérvia. O jogo será às 16h (de Brasília), na Veltins Arena, em Gelsenkirchen.
Your #ThreeLions for #EURO2024! 🦁 pic.twitter.com/klzkNNTafI
— England (@England) June 6, 2024