O técnico Gareth Southgate está muito pressionado por conta do mau desempenho da Inglaterra na Eurocopa até aqui. O time tem quatro pontos em dois jogos, mas apresenta um futebol burocrático e não rende o que se espera de seu elenco.
Em entrevista, o técnico apontou o cansaço dos jogadores como uma justificativa para as atuações medianas da equipe. Segundo ele, o time não tem conseguido realizar a pressão no erro adversário como deveria.
Southgate aponta cansaço como vilão da Inglaterra na Euro
Southgate diagnosticou que a Inglaterra não está no auge de sua forma física e por isso não consegue jogar de forma tão intensa. A declaração repercutiu bastante no país britânico, enquanto imprensa e torcida se mostram insatisfeitas com o treinador.
–Não estamos pressionando bem e com intensidade suficiente. Temos limitações em como podemos fazer isso com a condição física. Não podemos pressionar tão alto como fizemos nas eliminatórias, por exemplo. E não estamos mantendo a bola bem o suficiente. É tão simples. Temos que manter melhor a posse de bola e construir com mais controle. Assim defenderemos menos e teremos mais confiança.
De fato, alguns jogadores da Inglaterra chegaram à Euro desgastados. Jude Bellingham jogou a final da Champions League enquanto outros descansavam. Harry Kane e John Stones sofreram com lesões na véspera da competição. Mas e os outros times?
Inglaterra não é a única cansada: a ponderação de Southgate faz sentido?
O site “The Athletic” divulgou um dado da plataforma de estatísticas “Opta” que mostra quantos minutos acumulados cada elenco da Eurocopa jogou na temporada regular pelos clubes. Os 26 jogadores ingleses somaram menos tempo em campo que atletas da Alemanha e Portugal.
Seleções que chegaram à Eurocopa com mais minutos disputados pelos atletas
- Alemanha – 85.475 mil minutos
- Portugal – 82.345 mil minutos
- Inglaterra – 82.143 mil minutos
- França – 79.230 mil minutos
- Espanha – 78.250
Além disso, os jogadores da Inglaterra que mais atuaram na temporada não são titulares. Destaques do Aston Villa, Ollie Watkins e Ezri Konsa lideram esse ranking e só depois aparecem Rice, Foden e Walker.
- Konsa – 4.370 mil minutos
- Watkins – 4.318 mil minutos
- Rice – 4.273 mil minutos
- Foden – 4.270 mil minutos
- Walker – 4.081 mil minutos
Fato é que todas as grandes seleções chegaram desgastadas à Eurocopa. Enquanto a Inglaterra pena contra Dinamarca e Sérvia, a Alemanha está voando, com resultados positivos e desempenhos convincentes. As justificativas de Southgate sobre o desempenho ruim do time se tornam cada vez mais desculpas esfarrapadas.
A seleção inglesa ocupa a liderança do Grupo C, com quatro pontos. O time volta a campo na próxima terça-feira (25), contra a Eslovênia, às 16h (de Brasília).