O técnico Gareth Southgate deixou o comando da seleção inglesa ao fim da última edição da Eurocopa, em julho deste ano. A derrota na final do torneio foi seguida de um pedido de demissão.
Com Erik ten Hag balançando no cargo, o inglês tem sido fortemente ligado ao Manchester United. Após algumas semanas de especulação na imprensa, Southgate deu um posicionamento oficial sobre seu futuro nesta quinta-feira (10).
O futuro de Southgate
Em meio aos rumores sobre a possível saída de Erik ten Hag do comando técnico do Manchester United, o nome do ex-técnico da seleção inglesa voltou a ser especulado. Agora, o ex-jogador descartou a possibilidade de assumir o cargo nos próximos meses.
O treinador mantém um bom relacionamento com alguns executivos do United e é admirado por muitos dentro do clube. No entanto, durante o Fórum da Associação de Clubes Europeus, que ocorre em Valência, Southgate afirmou que não pretende retornar ao trabalho como treinador no próximo ano.

O técnico busca um período de descanso e reflexão após anos intensos à frente da seleção inglesa — repletos de críticas e dois vice-campeonatos da Eurocopa.
— Não vou treinar no próximo ano, com certeza, tenho certeza disso. Preciso me dar tempo para tomar boas decisões. Quando você sai de um papel tão importante, precisa dar tempo ao seu corpo, precisa dar tempo à sua mente. Tenho a sorte de haver muitas oportunidades se apresentando.
Aos 54 anos, Southgate passou os últimos oito comandando os Três Leões. Ele chegou após o vexame na Euro de 2016 e, além das finais europeias, ficou em quarto lugar na Copa do Mundo de 2018.
Retrospecto na seleção inglesa:
- 102 jogos
- 64 vitórias
- 20 empates
- 18 derrotas
- 230 gols a favor
- 86 gols contra
- 69,4% de aproveitamento
A situação do Manchester United
A decisão de Southgate de não assumir o Manchester United no momento alivia a pressão sobre Erik ten Hag, que tem enfrentado críticas por conta dos resultados recentes do clube.

O técnico holandês, que teve seu contrato renovado até 2026 durante o final da última temporada, segue no comando da equipe, mesmo com as conversas sobre demissão.
O United, por sua vez, segue monitorando a situação e avaliando as opções para o futuro. A diretoria do clube se reuniu recentemente em uma conversa de sete horas para discutir o desempenho da equipe e a situação de ten Hag e ainda decide mantê-lo.