O mercado de treinadores promete ser agitado ao fim da temporada, uma vez que alguns gigantes da Premier League prometem apostar em novos comandantes. O nome da vez é Gareth Southgate, técnico da seleção inglesa, que está sendo observado por um desses clubes.
O contrato de Southgate com a Inglaterra vai até o dia 31 de dezembro de 2024. No entanto, existe a possibilidade do treinador renunciar o cargo após a Eurocopa 2024, que será realizada entre junho e julho.
Southgate pode retornar à Premier League
Nesse caso, a sua passagem de oito anos pela Inglaterra pode estar encaminhando para o fim, e o próximo passo de Southgate pode estar no futebol de clubes do país.
Segundo informações da “ESPN”, o Manchester United está avaliando a contratação do técnico da seleção inglesa caso o clube opte pela demissão de Erik ten Hag no final da temporada.
A INEOS de Sir Jim Ratcliffe, que adquiriu 27,7% do Manchester United, não tomou nenhuma decisão sobre o futuro de Ten Hag. No entanto, o grupo está determinado a identificar possíveis nomes para o comando, visto que Liverpool, Bayern de Munique e Barcelona também estão procurando treinadores para o verão.
Southgate não comanda uma equipe desde que foi demitido do Middlesbrough em 2009. O treinador assumiu o cargo na Inglaterra sub-21 em 2013 e foi nomeado como técnico da seleção principal em 2016.
Mesmo estando tanto tempo sem treinar um time, a relação entre Southgate e Ashworth, que está perto de assumir o cargo de diretor esportivo do United, pode ser um triunfo para os Red Devils. Os dois trabalharam juntos por seis anos na Football Association (FA).
Além de Southgate, Manchester United monitora outros nomes
Southgate não é o único nome que está sendo avaliado pela diretoria do Manchester United. De acordo com informações da “ESPN”, Roberto De Zerbi e Thomas Frank também estão sendo cotados para substituir Ten Hag.
De Zerbi tem chamado a atenção pelo trabalho no Brighton e despertando o interesse de outros clubes. A imprensa internacional já ligou o nome do treinador a equipes como Liverpool. Em recente entrevista coletiva, Guardiola afirmou que o italiano é o nome ideal para o Barcelona.
Thomas Frank é outro nome que agrada a nova diretoria do Manchester United. O dinamarquês está no comando do Bretford desde 2018 e foi o responsável por levar a equipe até a Premier League.