Em meio a críticas, Gareth Southgate ganhou um defensor de peso. Jamie Carragher, ex-jogador do Liverpool, rebateu os comentários negativos voltados ao treinador. Ele ainda fez uma comparação entre a seleção inglesa e o Brasil.
O desempenho da Inglaterra no decorrer da Eurocopa 2024 não agradou grande parte dos torcedores. Mesmo assim, os ingleses conseguiram chegar até a final do torneio, ficando em segundo lugar.
Carragher — que era zagueiro, jogou apenas no Liverpool e Inglaterra, atualmente é comentarista na “Sky Sports” — fez uma análise sobre o treinador e a história da seleção inglesa no futebol.
— Não somos uma nação que ganha troféus. Não somos o Brasil. Não somos um time com história. Sim, queremos mudar isso. Mas não consigo ver muitos técnicos lambendo os lábios e dizendo ‘oh, eu gostaria de assumir isso'.
Em questão de títulos, os números do Brasil são extremamente superiores aos da Inglaterra. A seleção brasileira é pentacampeã mundial e hexacampeã da Copa América. Já os ingleses contam com apenas um título, a Copa do Mundo de 1966.
Carragher quer permanência de Southgate
O contrato de Southgate com a Inglaterra se encerra no final do ano, mas a permanência do treinador não é garantida. O jornal “The Times” divulgou uma lista com cinco possíveis substitutos, incluindo Eddie Howe, do Newcastle.
Para Carragher, o atual treinador da seleção inglesa deve seguir no cargo, principalmente por não haver opções no mercado, em sua visão.
— Os principais técnicos estão trabalhando na Champions League, é onde eles querem estar. O futebol internacional é sobre os jogadores, você não pode ir e comprar jogadores para o seu país, você tem que trabalhar com o que você tem. Talvez um técnico diferente pudesse tirar mais desse grupo, mas você teria que ganhar um torneio, algo que fizemos uma vez em cerca de 100 anos.
