Southampton conseguiu ‘fortuna’ com venda de jogadores nos últimos anos

Saints aperfeiçoaram a arte de comprar barato e vender caro

0
194

Conhecido por uma excelente academia de jovens atletas e por lapidar talentos, o Southampton vem garantindo uma boa fonte de renda na venda de jogadores.

Nos últimos três anos, os Saints arrecadaram a incrível quantia de 176,2 milhões de libras com a venda de Adam Lallana, Morgan Schneiderlin, Sadio Mané e companhia. Sem mencionar os dois últimos treinadores que deixaram St. Mary's Stadium: Maurício Pochettino (Tottenham) e, mais recentemente, Ronald Koeman (Everton).

E deu até pra montar uma seleção com os principais jogadores do Southampton que abandonaram o clube nas últimas três temporadas!

A fortuna do Southampton com a venda de jogadores

1. Artur Boruc (Bournemouth): sem custos

O veterano polonês chegou ao Bournemouth no início da temporada passada sem custos. Campeão da segunda divisão inglesa na temporada 2014/15, muitos acreditavam que os Cherries não sobreviveriam ao intenso ritmo da Premier League.

Bom… Artur Boruc e seus companheiros provaram o contrário. O goleiro acumulou sete jogos sem tomar gols e foi uma das principais peças utilizadas pelo comandante Eddie Howe ao longo da campanha.

2. Nathaniel Clyne (Liverpool): 12.5 milhões de libras

Um dos melhores de sua posição na Inglaterra, Nathaniel Clyne foi protagonista de sólidas atuações pelo Southampton e logo despertou interesse do Liverpool, que o contratou em julho de 2015.

Se firmou como titular nos Reds, mas, recentemente, vem sendo alvo de críticas da torcida vermelha. O lateral-direito inglês presenciou mais um vexame da seleção nacional durante a Euro, como um dos convocados de Roy Hodgson.

3. Dejan Lovren (Liverpool): 20 milhões de libras

Outro jogador que chegou ao Liverpool, desta vez, em 2014. Zagueiro da seleção sérvia, Dejan Lovren  realizou uma péssima temporada de estreia com a camisa dos Reds sob o comando de Brendan Rodgers.

Após a chegada de Jürgen Klopp, o defensor parece ter reencontrado a sua boa forma. O homem de 20 milhões de libras foi um dos destaques da última temporada e foi autor do gol que classificou a equipe da terra dos Beatles para as semifinais da Europa League, contra o Borussia Dortmund.

4. Calum Chambers (Arsenal): 16 milhões de libras

Considerado uma das grandes promessas do futebol inglês, Calum Chambers chegou badalado ao Arsenal com apenas 19 anos de idade.

Após um início de temporada animador, o defensor dos Gunners estagnou no banco de reservas do técnico Arsène Wenger desde então, sem uma posição fixa. A notícia boa é que Chambers ainda está no início de sua carreira. Com o tempo, pode gerar bons frutos.

5. Luke Shaw (Manchester United): 27 milhões de libras

Outro jovem promissor em destaque. Fruto das categorias de base do Southampton, o lateral-esquerdo de 20 anos foi contratado pelo Manchester United em julho de 2014, mas ainda não conseguiu emplacar uma boa sequência de jogos no time titular.

Perdeu boa parte da última temporada após quebrar a perna em partida válida pela Champions League, contra o PSV.

Leia mais: Os maiores clássicos do futebol britânico, segundo a Sky Sports

6. Adam Lallana (Liverpool): 25 milhões de libras

O habilidoso meio-campista de 28 anos atuou oito temporadas com a camisa do Southampton, até ser vendido ao Liverpool. Dos quatro jogadores que trocaram os Saints pelos Reds, Lallana foi o atleta que mais mostrou consistência até aqui.

7. Morgan Schneiderlin (Manchester United): 25 milhões de libras

O volante francês ainda não conseguiu reproduzir no Manchester United o bom futebol que o realçou no Southampton, antes de se transferir. Após idas e vindas no time titular de Louis van Gaal, os torcedores Red Devils esperam que francês de 26 anos seja melhor aproveitado por José Mourinho na próxima temporada. Bola ele tem.

8. Victor Wanyama (Tottenham): 11 milhões de libras

Wanyama voltará a trabalhar com o comandante Mauricio Pochettino, após duas temporadas separados. O jogador de 25 anos estava prestes a deixar o Southampton na última temporada, mas optou por terminá-la antes de fazer as malas. O bom volante queniano certamente brigará por um lugar ao sol no novo clube.

9. Jason Puncheon (Crystal Palace): 1,7 milhões de libras

Um dos menos badalados da lista, Jason Puncheon foi emprestado ao Crystal Palace em 2014 e por lá ficou permanentemente até então. O winger inglês atuou 82 vezes com a camisa dos Eagles e marcou 12 gols. Um desses, inclusive, na final da última Copa da Inglaterra contra o Manchester United. Tornou-se um dos preferidos da torcida londrina.

10. Rickie Lambert (Liverpool): 4 milhões de libras

Rickie Lambert passou cinco anos em Southampton e foi um dos principais jogadores que ajudaram os Saints a alcançar a Premier League e por lá continuar. Mas foi no Liverpool que o centroavante inglês finalmente realizou o seu sonho: atuar pelo clube de coração. Pena que durou pouco tempo. Após temporada apagada, o atacante veterano foi parar no West Bromwich.

11. Sadio Mané (Liverpool): 34 milhões de libras

Contratação mais cara da lista e quinto jogador ex-Southampton a se transferir para o Liverpool nas últimas três temporadas, o alto valor pago pelo winger senegalês assusta.

No Southampton, a venda de jogadores é coisa séria, e o clube faz isso como ninguém.

Tradução da matéria produzida pelos jornalistas Patrick Surlis e Jack Atchinson, da Sky Sports, com algumas adaptações. Clique aqui para conferir o conteúdo original.