Sorteio da Conference League: veja os confrontos da fase preliminar

2 minutos de leitura

Na manhã desta segunda-feira (7), tivemos o sorteio da Conference League. Assim, a recém criada competição da UEFA vem chamando a atenção pelo número de times mais alternativos da Europa e do confuso regulamento. Mas, que explicaremos para você.

A princípio, a competição teve sua primeira edição no ano passado, tendo a Roma da Itália como a campeã. Sendo assim, o torneio foi criado com o intuito de aumentar ainda mais o calendário envolvendo os times europeus, para chamar a atenção para clubes do considerado “3º escalão” do continente.

Então, clubes de países como Romênia, Chipre, Suécia, Suiça entre outros, ganham suas vagas para o campeonato. Mas, o que tem confundido bastante a cabeça dos torcedores é como esses times são definidos nas fases de grupo e nas preliminares.

Como se classificar para a Conference League

De início, é um pouco confuso para se entender como as equipes se classificam. Porém, vamos explicar. Primeiramente, os times se classificam por meio de seus campeonatos nacionais, tendo alguns indo diretamente para a fase de grupos e outros para uma preliminar, dependendo da posição no ranking da UEFA que sua liga estiver.

Sendo assim, são após vencerem seu jogo preliminar, vão para a fase de grupos, onde o líder de cada conjunto se classifica diretamente para as oitavas. Mas, os segundo colocados tem que passar por um jogo preliminar com os times que ficaram em 3º lugar na fase de grupos da UEFA Europa League.

Então, os clubes se enfrentam em partidas de ida e de volta para decidir quem avança para as oitavas de final para enfrentarem os primeiros colocados dos grupos e depois seguir normalmente o campeonato, tendo Quartas de final, semifinal e final.

Sorteio da fase preliminar da Conference League 2022/23

Na manhã desta segunda-feira (7), tivemos os sorteio que definiu os jogos da fase preliminar da Conference League. Sendo assim, tivemos oito times que foram os segundo colocados na fase de grupos da competição, são eles: Fiorentina, Anderlecht, Partizan, Lech, Dnipro-1, Gent, CFR Cluj e Basel.

Já os clubes que foram os terceiros colocados na Uefa Europa League foram: Bodo/Glimt, AEK Larnaca, Ludogorets, Braga, Sheriff Tiraspol, Lazio, Qarabag e Trabzonspor.

Sendo assim, no sorteio foram definidos os seguintes confrontos.

  • Qarabag x Gent
  • Braga x Fiorentina
  • Trabzonspor x Basel
  • AEK Larnaca x Dnipro-1
  • Lazio x CFR Cluj
  • Sheriff Tiraspol x Partizan
  • Bodo/Glimt x Lech
  • Ludogorets x Anderlecht

Sendo assim, as partidas serão somente disputadas em fevereiro, após a Copa do Mundo e o retorno das competições nacionais. Então, temos como a principal partida entre Braga x Fiorentina, que são times mais conhecidos e também de maior expressão nessa parte da competição. Assim, quem passar nesses confrontos encaram os primeiros colocados da fase de grupos e afunilam o campeonato.

Onde sera a final da Conference League 2022/23?

Como já é de costume das competições da UEFA, o local da grande final sempre é predefinida antes de começar o torneio. Então, o pais escolhido foi a República Tcheca, mais precisamente na cidade de Praga, na Eden Arena, com a capacidade para mais de 21 mil pessoas, sendo considerado um dos estádios mais modernos do seu pais.

Foto Destaque: Divulgação/UEFA

Gilvan Alves
Gilvan Alves

Jornalista formado, apaixonado por futebol europeu e sul-americano.