Por que Solskjaer tem condições de ser efetivado no Manchester United?

Técnico conta com respaldo de atletas para seguir no comando dos Diabos Vermelhos

Por que Solskjaer tem condições de ser efetivado no Manchester United

Ole Gunnar Solskjaer chegou para preencher a vaga de José Mourinho, demitido após protagonizar o pior início de campanha do Manchester United no Campeonato Inglês desde 1990.

Seu início avassalador mostra que o técnico se encaixou perfeitamente no cargo, conquistando torcida, elenco e diretoria devido ao rendimento que o clube está apresentando.

Logo de cara, os Diabos Vermelhos engataram uma sequência de 11 jogos sem perder e o futebol ofensivo finalmente voltou para Old Trafford.

Leia mais: Listamos os 10 maiores zagueiros da era Premier League

O PRIMEIRO REVÉS

Chegou o grande teste para ver como o elenco do Manchester United reagiria em um jogo de alta dificuldade e em uma competição tão disputada que é a UEFA Champions League.

Sua primeira derrota contra o Paris Saint Germain em casa por 2 a 0 no jogo de ida das oitavas de final levantou a ideia de que o norueguês não teria condição de dar resultados satisfatórios para o Manchester United, ou seja, não levar a equipe a glória europeia, lugar que o clube pertence.

Apesar de ser minoria a quantidade de torcedores que considera o treinador inexperiente para assumir tal responsabilidade, iremos mostrar alguns pontos positivos para a efetivação do cargo:

  • Imprensa, a torcida em grande maioria e diretoria confiam no trabalho do treinador;
  • Volta do bom futebol voltou com seu comando, time ofensivo e de boas tramas ofensivas;
  • Time está criando novamente a alma ofensiva, treinamentos diários fazem com que o entrosamento aumente e uma troca de treinador quebraria todo esse processo de reestruturação.
  • O clube não tem elenco, possui ótimo time titular, mas não tem banco;

POCHETINNO E OUTROS TÉCNICOS

Todos que acompanham o mundo do futebol sabem que os nomes como Mauricio Pochettino, do Tottenham, e Zinedine Zidane foram ventilados em vários veículos de imprensa como possíveis substitutos de José Mourinho. Nomes que agradaram todos os torcedores do Manchester United nos diversos cantos do planeta.

O primeiro é Pochettino, pelos seus bons trabalhos no Southampton e atualmente no Tottenham, por apresentar um futebol ofensivo e por estar acostumado com a Premier League. Já o Zidane, apesar de nunca ter treinado uma equipe inglesa, carrega no currículo uma marca impressionante de 3 títulos da Champions League conquistados consecutivamente.

Todos esses fatores levam a reflexão: apostar no ídolo Solskjaer ou se garantir com treinadores experiente? Uma negociação com Pochettino seria de difícil final feliz para os Red Devils, já que ele possui contrato com o Tottenham até 2023 e sua multa rescisória chega na casa dos 34 milhões de libras.

Quanto a Zidane, seu alto custo salarial e suas possíveis pedidas de reforços desanimariam a cúpula de diretores do Manchester United, já que ultimamente não investem acintosamente nas janelas de transferências.

DIRETORIA E JOGADORES

Enquanto isso, Solskjaer segue gozando de prestígio com diretoria e o próprio elenco. Ed Woodward, vice-presidente executivo do Manchester United, rasgou elogios ao norueguês.

“Solskjaer é uma lenda do clube e tem muita experiência, dentro de campo e também como treinador. Vive e respira a culta do clube e todos estão encantados”.

Lingard também fez uma declaração ao público destacando a evolução tática da equipe sob comando do treinador.

“Estamos agora jogando muito organizados. Queremos atacar. Os meios-campistas estão se movendo para a frente e estão pressionando outras equipes. Ele está trabalhando e nós temos que seguir em frente. Queremos que ele fique”.

Inicialmente, o trabalho de Solskjaer é até o fim da temporada. Mas os pesos-pesados da equipe já declararam publicamente seu desejo de que o técnico norueguês continue na próxima temporada.

Entre eles, o mais proeminente foi Paul Pogba, o jogador mais caro da história do clube, que nos últimos meses vivinha com problemas com Mourinho.

“É um prazer trabalhar com ele. Ele era jogador deste clube e sabe perfeitamente a mentalidade desta equipe e de seus jogadores. A temporada é longa, mas as coisas com ele estão indo muito bem”, afirmou.