Por que Solskjaer tem condições de ser efetivado no Manchester United?

Ole Gunnar Solskjaer chegou para preencher a vaga de José Mourinho, demitido após protagonizar o pior início de campanha do Manchester United no Campeonato Inglês desde 1990.

Seu início avassalador mostra que o técnico se encaixou perfeitamente no cargo, conquistando torcida, elenco e diretoria devido ao rendimento que o clube está apresentando.

Logo de cara, os Diabos Vermelhos engataram uma sequência de 11 jogos sem perder e o futebol ofensivo finalmente voltou para Old Trafford.

Leia mais: Listamos os 10 maiores zagueiros da era Premier League

O PRIMEIRO REVÉS

Chegou o grande teste para ver como o elenco do Manchester United reagiria em um jogo de alta dificuldade e em uma competição tão disputada que é a UEFA Champions League.

Sua primeira derrota contra o Paris Saint Germain em casa por 2 a 0 no jogo de ida das oitavas de final levantou a ideia de que o norueguês não teria condição de dar resultados satisfatórios para o Manchester United, ou seja, não levar a equipe a glória europeia, lugar que o clube pertence.

Apesar de ser minoria a quantidade de torcedores que considera o treinador inexperiente para assumir tal responsabilidade, iremos mostrar alguns pontos positivos para a efetivação do cargo:

  • Imprensa, a torcida em grande maioria e diretoria confiam no trabalho do treinador;
  • Volta do bom futebol voltou com seu comando, time ofensivo e de boas tramas ofensivas;
  • Time está criando novamente a alma ofensiva, treinamentos diários fazem com que o entrosamento aumente e uma troca de treinador quebraria todo esse processo de reestruturação.
  • O clube não tem elenco, possui ótimo time titular, mas não tem banco;

POCHETINNO E OUTROS TÉCNICOS

Todos que acompanham o mundo do futebol sabem que os nomes como Mauricio Pochettino, do Tottenham, e Zinedine Zidane foram ventilados em vários veículos de imprensa como possíveis substitutos de José Mourinho. Nomes que agradaram todos os torcedores do Manchester United nos diversos cantos do planeta.

O primeiro é Pochettino, pelos seus bons trabalhos no Southampton e atualmente no Tottenham, por apresentar um futebol ofensivo e por estar acostumado com a Premier League. Já o Zidane, apesar de nunca ter treinado uma equipe inglesa, carrega no currículo uma marca impressionante de 3 títulos da Champions League conquistados consecutivamente.

Todos esses fatores levam a reflexão: apostar no ídolo Solskjaer ou se garantir com treinadores experiente? Uma negociação com Pochettino seria de difícil final feliz para os Red Devils, já que ele possui contrato com o Tottenham até 2023 e sua multa rescisória chega na casa dos 34 milhões de libras.

Quanto a Zidane, seu alto custo salarial e suas possíveis pedidas de reforços desanimariam a cúpula de diretores do Manchester United, já que ultimamente não investem acintosamente nas janelas de transferências.

DIRETORIA E JOGADORES

Enquanto isso, Solskjaer segue gozando de prestígio com diretoria e o próprio elenco. Ed Woodward, vice-presidente executivo do Manchester United, rasgou elogios ao norueguês.

“Solskjaer é uma lenda do clube e tem muita experiência, dentro de campo e também como treinador. Vive e respira a culta do clube e todos estão encantados”.

Lingard também fez uma declaração ao público destacando a evolução tática da equipe sob comando do treinador.

“Estamos agora jogando muito organizados. Queremos atacar. Os meios-campistas estão se movendo para a frente e estão pressionando outras equipes. Ele está trabalhando e nós temos que seguir em frente. Queremos que ele fique”.

Inicialmente, o trabalho de Solskjaer é até o fim da temporada. Mas os pesos-pesados da equipe já declararam publicamente seu desejo de que o técnico norueguês continue na próxima temporada.

Entre eles, o mais proeminente foi Paul Pogba, o jogador mais caro da história do clube, que nos últimos meses vivinha com problemas com Mourinho.

“É um prazer trabalhar com ele. Ele era jogador deste clube e sabe perfeitamente a mentalidade desta equipe e de seus jogadores. A temporada é longa, mas as coisas com ele estão indo muito bem”, afirmou.

Caio Thumé
Caio Thumé

Amante do bom futebol! Redator - @plbrasil1