Como Sol Campbell virou “Judas” trocando o Tottenham pelo Arsenal

Zagueiro trocou um rival pelo outro e botou mais pimenta no clássico do Norte de Londres

Sol Campbell Arsenal Tottenham Judas

Ele é um dos maiores traidores do mundo do futebol. Bem, isso segundo os torcedores do Tottenham. Traidor ou não, Sol Campbell é sempre lembrado na Inglaterra por ter trocado a idolatria nos Spurs para jogar no rival Arsenal.

O início de Sol Campbell no Tottenham

Sendo o mais novo de 12 filhos, Campbell vivia com sua família em um área pobre e perigosa em Plaistow. E, como tantos outros jogadores, viu no futebol uma ferramenta para se isolar dos problemas.

Após uma breve passagem pelo West Ham, entrou para a base do Tottenham sonhando em virar profissional. A sua estreia na equipe principal não poderia ser melhor. Com um gol do jovem zagueiro, os Spurs bateram o rival Chelsea por 2 a 1.

Sol Campbell ficou longos nove anos, entre 1992 e 2001, com 315 aparições. Ganhou um só título: a Copa da Liga Inglesa de 1999, com a braçadeira de capitão.

Além disso, chegou a ser eleito para o Time da Temporada, em votação realizada pela Associação dos Jogadores Profissionais (PFA, em inglês).

sol campbell tottenham

A respeitável carreira de Campbell no Tottenham foi encerrada justamente em uma partida… contra o Arsenal.

A última vez que atuou pelos Spurs foi contra os Gunners, pela semifinal da Copa da Inglaterra de 2001, vencida pelo rival.

A partir daí, o contrato de Campbell com o Tottenham expirou. A diretoria ofereceu uma proposta que o faria ser o jogador com o maior salário da história do clube. As negociações demoraram e, de fato, viraram uma novela.

De ídolo dos Spurs a “Judas”

sol campbell judas tottenham

Apesar de, primeiramente, o zagueiro dizer que ficaria no clube, Campbell revelou que gostaria de jogar a Champions League, competição que o Tottenham não disputava.

Assim, vários clubes de fora da Inglaterra começaram a se interessar pelo jogador. A dúvida sobre o futuro de Campbell pairava no ar e a transferência para um novo clube pegou todos de surpresa.

Enquanto o Arsenal estava para anunciar o goleiro Richard Wright, sem muito alarde, eis que Sol Campbell aparece na sala de coletiva do clube como nova contratação.

Sol Campbell Arsenal Tottenham Judas

Após Sol Campbell trocar o Tottenham pelo maior rival, os torcedores passaram a chamá-lo de Judas, fizeram dele o novo vilão favorito. Aliás, sempre que ele jogava em White Hart Lane, a arquibancada reagia feroz ao ex-ídolo.

Pelo Arsenal, ganhou a Premier League (2) e a Copa da Inglaterra (2), em 197 aparições.

Acompanhe a PL Brasil no Youtube

  • Esquadrões Imortais – Arsenal 2003/2004

Leia mais: Top 10 vira-casaca do futebol inglês!