O técnico do Liverpool, Arne Slot, detalhou a estratégia utilizada na vitória de 1 a 0 sobre o Real Betis, na última sexta-feira (26). A equipe fez sua estreia na pré-temporada nessa partida.
Diante da ausência de um centroavante de ofício, o treinador optou por uma formação mais ofensiva, utilizando Dominik Szoboszlai e Harvey Elliott como “falsos nove”. Mas admitiu que isso não deve se repetir na Premier League.
Liverpool sem atacantes
Para a partida, o treinador teve a ausência dos jogadores que disputaram a Copa América e a Eurocopa, que ainda estão de férias e devem voltar para o restante da pré-temporada.
Darwin Núñez e Cody Gakpo, duas opções para o comando do ataque, são dois dos que estão de fora. Sem os dois, Harvey Elliott e Dominik Szoboszlai foram os dois “camisas 10” no ataque.
A dupla se mostrou eficaz, com Szoboszlai marcando o único gol da partida. Mas Slot admite que, apesar dos pontos positivos, isso não deve se repetir durante a temporada:
— Por enquanto, estamos jogando sem um centroavante definido. Com Szoboszlai e Elliott, temos dois jogadores com características de meia-atacante, por isso decidimos utilizá-los nessa função. Foi uma solução encontrada para suprir a necessidade do momento.
Ele reafirmou, durante a entrevista coletiva, que durante a temporada os Reds jogarão com um atacante de ofício. Contra o Betis, Ben Doak e Bajcetic foram os substitutos da dupla.
Como o Liverpool de Slot vai jogar?
O holandês elencou diversos pontos positivos, apesar da improvisação. como a maneira como o time controlou o jogo e saiu desde a defesa — padrões do jogo do treinador.
— Mas em termos de construir o jogo a partir da defesa, esse é nosso estilo para controlar o jogo, para não sofrer contra-ataques constantes. Há muitas coisas para melhorar, mas não está ruim depois de duas semanas.
Slot indicou a defesa sem sofrer gols e como o Betis teve apenas uma grande chance nos últimos 10 minutos do jogo. “Controlamos bem o jogo, tivemos bons ataques, criamos boas chances e marcamos um bom gol. Esses foram os pontos positivos”, disse.
— Marcamos pressão alta e recuperamos a bola muitas vezes no campo de ataque. Passamos pela pressão deles algumas vezes muito bem. Também vi momentos em que perdemos a bola muito facilmente ou tomamos decisões erradas. Isso é normal depois de duas semanas.
O time inglês ainda enfrentará o Arsenal em Filadélfia no dia 31 de julho antes de um confronto com o Manchester United no dia 3 de agosto, ainda pela pré-temporada.