Site explica por que Douglas Luiz é o próximo ‘volante de £ 100 milhões’ do futebol mundial

7 minutos de leitura

Douglas Luiz tem cinco gols em nove rodadas da Premier League pelo Aston Villa. É o titular absoluto do time e um dos capitães da equipe de Unai Emery. Aos 25 anos, ele já é colocado como “o próximo volante de 100 milhões de libras” após um mercado de pelo menos três exemplos.

Enzo Fernández, Declan Rice e Moisés Caicedo, da mesma posição de Douglas, são três das quatro contratações mais caras da história do futebol inglês. Todos eles se mudaram de clube em 2023 por mais de 100 milhões de libras. Analisando o brasileiro, o site “Opta Analyst” acredita que o jogador do Aston Villa será o próximo.

Os fatores que valorizam Douglas Luiz

1. Físico de aço

Atuando na base do meio-campo, geralmente em uma dupla com Boubacar Kamara, Douglas Luiz iniciou todos os jogos da liga pelo Villa nesta temporada e jogou 93,7% dos minutos possíveis, segundo a Opta.

A durabilidade é talvez uma das qualidades mais subestimadas em um jogador de futebol, e a robustez física do brasileiro é apenas uma das muitas coisas que o tornam valioso. Desde sua chegada em 2019, ele fez mais aparições (149) pelo Villa do que qualquer outro jogador.

Além disso, Douglas nunca perdeu um único jogo devido a lesão. “Às vezes, a melhor habilidade é a disponibilidade“, diz o site.

Douglas Luiz jogou o amistoso entre Aston Villa e Newcastle - Foto: Icon Sports
Foto: Icon Sports

2. Leão na marcação

Que Douglas Luiz tem se tornado cada vez mais artilheiro é de amplo conhecimento. Mas Douglas Luiz não deixa o desempenho cair no momento defensivo. Apenas Kamara (16), sua dupla no meio-campo, venceu mais desarmes do que os 14 de Douglas Luiz nesta temporada, e ambos têm uma taxa de sucesso nos desarmes.

Desarmes: 14 (2º do Aston Villa)
Desarmes bem sucedidos: 66,7% (1º do Aston Villa empatado com Kamara)
Roubada de bola: 7,3 por jogo (1º do Aston Villa)

O site ainda destacou “uma atuação francamente absurda” contra o Crystal Palace, onde Douglas recuperou a bola em 16 ocasiões, a maior marca de qualquer jogador até o momento nesta temporada em toda a primeira divisão.

3. Douglas Luiz: o volante criador

Rice, Enzo Fernández e Caicedo tiveram transferências com valores exorbitantes pela grande capacidade de construção que têm. Douglas não fica atrás: em dados da Opta, ele iniciou um ataque que resultou em finalização a gol depois de recuperar a bola em oito ocasiões na temporada – nenhum outro jogador do Villa supera esse número.

Douglas Luiz aston villa premier league
(Foto: Icon Sport)

Douglas tem a capacidade de iniciar ataques rápidos, marca registrada do time de Emery. Ele é capaz de progredir a bola rapidamente pelas linhas , com uma média de 4,5 passes progressivos por 90 minutos, a maior entre os jogadores do Aston Villa e a oitava maior média entre todos os meio-campistas da liga.

— Talvez a maior melhoria no jogo de Luiz nesta temporada tenha sido sua ameaça no ataque – avalia o Opta Analyst.

Além disso, o site ressalta a importância do jogador em bolas paradas – é o cobrador oficial de faltas, escanteios e pênaltis do time – e que “seu mapa de toques em jogo aberto é muito mais amplo do que se poderia esperar de um jogador defensivamente forte”.

Suas médias por 90 minutos para finalizações (2,2) e toques na área do adversário (2,0) na atual temporada são, de longe, as mais altas de sua carreira na Premier League. Ele ainda tem média de 74,9 toques por 90 minutos, a mais alta no elenco do Villa.

Próximo passo longe do Aston Villa?

A grande capacidade do brasileiro como criador e sua habilidade em dribles de corpo e com a bola também foi ressaltada pelo site como um indicativo que pode alçar voos maiores:

— Luiz claramente é habilidoso com a bola e sua capacidade em posse pode se traduzir bem em um clube que desfruta de ainda mais posse do que a equipe de Unai Emery.

Ele também é hábil em receber a bola e jogar sob pressão, completando 85% de seus passes nesta temporada quando cercado por defensores em proximidade. Essa marca o coloca entre os 10 melhores meio-campistas da Premier League.

Arteta
(Foto: Icon Sport)

Ele foi eleito Jogador do Ano tanto por torcedores quanto pelos jogadores no fim da temporada do Aston Villa na temporada passada, indicativo que seu crescimento não é recente.

O Opta ainda lembra que o Arsenal demonstrou interesse em adquirir Luiz antes da temporada 2022/23. O time de arteta encontrou sua solução em Declan Rice, mas não parece que sua admiração por Luiz tenha diminuído. Não será surpresa se eles – e vários outros clubes de ponta – se aproximarem do brasileiro em janeiro.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]